Projeto de artesanato: chaveiro de couro

Escrito por ruth o'neil | Traduzido por luana santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Projeto de artesanato: chaveiro de couro
Use couro para fazer um chaveiro único para você ou como artesanato para as crianças (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Se estiver procurando uma atividade de artesanato para crianças mais velhas, fazer chaveiros de couro pode ser o projeto certo. Escolha entre os diferentes tipos de couro, pigmentação ou pintura e formas diferentes de chaveiro. Planeje com antecedência para que você tenha tudo pronto para as crianças quando começar.

Outras pessoas estão lendo

Preparação do couro

Há muitas opções diferentes quando se trata de couro. Você pode comprar chaveiros de couro prontos para artesanato ou pode cortá-los você mesma. Se decidir fazer o último, escolha a grossura certa de couro para o projeto. Os mais grossos são melhores para trabalhar com carimbos, enquanto que os finos funcionam melhor para a costura. Escolha o formato que deseja, um quadrado, um círculo ou uma gota, e deixe um pedaço na parte superior que vai envolver a argola do chaveiro.

Estampagem do couro

Um dos passos mais importantes na estampagem de couro é umedecê-lo primeiro. Não precisa ficar muito molhado, basta limpar a parte de cima do couro com um pano úmido antes de carimbar. Tenha uma amostra à mão para mostrar às crianças como fazer a estampagem. Elas podem escolher suas iniciais ou uma imagem, dependendo dos tipos de carimbos que você tem. Coloque todos os que deseja usar em cima do couro: a quantidade usada depende do tamanho dos carimbos e do couro. Comece do meio para as pontas. Segure o carimbo com firmeza para não se mexer enquanto martela. Faça isso com um maço de borracha e não bata com muita força para não atravessar o couro.

Projeto de artesanato: chaveiro de couro
Personalize seu chaveiro com vários carimbos (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Costura

A costura pode ser difícil, dependendo da idade de quem está fazendo o chaveiro e a grossura do couro. Dá costurar o couro mais fino sem muita dificuldade, mas somente uma camada. Para costurar várias camadas ou um couro grosso, você deve fazer furos nele primeiro. Alicates são boas ferramentas para se ter à mão para ajudá-la a puxar a agulha. A costura também pode levar muito mais tempo do que a estampagem.

Pigmentação ou pintura

Pigmente ou pinte o couro como desejar. Se quiser pintar dentro do desenho do carimbo, use um pincel bem fino. Você também pode fazer isso com uma pigmentação mais escura. Para pigmentar todo o chaveiro, use um pano embebido na tinta. Use luvas de borracha para evitar que suje as mãos. Uma pequena mancha pode fazer a diferença. A mancha seca rapidamente, em poucos minutos.

Acabamento

Prenda o couro na argola do chaveiro. Use um perfurador de couro para fazer os furos. Segure a parte longa no aro de metal e faça furos nas duas peças correspondentes onde elas se encontram. Use um prego sem cabeça e o martelo de borracha para fixar permanentemente o berloque de couro na argola de metal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível