Projetos de ciência sobre cilo da água para alunos da terceira série

Escrito por marianne luke | Traduzido por lucas moreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Projetos de ciência sobre cilo da água para alunos da terceira série
Chuva é a fase de precipitação do ciclo da água. (Ryan McVay/Lifesize/Getty Images)

Alunos da terceira série aprendendo sobre o ciclo da água podem ter dificuldade para entender como e por que a água evapora, condensa, precipita e se coleta. Projetos de ciência podem ser atribuídos aos alunos, sugeridos para a feira de ciências, se aplicável, ou feito em sala de aula para que os alunos possam ver e estudar o ciclo da água e os fatores que impulsionam este ciclo de perto.

Outras pessoas estão lendo

Projeto do ciclo da água em uma sacola plástica

Este projeto é uma maneira fácil e barata de mostrar aos alunos como funciona o ciclo da água. Cada aluno precisa de um saco de sanduíche. Os alunos podem desenhar o ciclo da água em seus sacos com um marcador permanente e escrever seus nomes. Traga um balde de água e um copo de medição para a aula e faça cada aluno preencher um pequeno copo de papel com 90 ml de água. Os alunos irão colocar o copo no saco e fecha-lo apertado. Cole o sacos nas janelas de sua sala de aula, e faça os alunos observarem os sacos na parte da manhã e da tarde. Os alunos vão ver a condensação sobre os sacos na parte da manhã e vão ver a evaporação na tarde. A água irá evaporar do copo e gotejar para dentro do saco.

Projeto da evaporação

Este projeto tem por objetivo ensinar terceira série sobre evaporação e permitir-lhes vê-lo em ação. Os alunos precisam de dois pratos. Eles vão colocar duas colheres de chá de água em cada prato. Coloque um prato fora quando o sol está brilhando e deixe um prato dentro da sala. Observar os dois pratos de quatro em quatro horas. Quando o sol se pôs, tirar o prato do lado de fora para dentro e comparar os pratos. O prato deixado de fora terá pouca ou nenhuma água saiu por causa da evaporação.

Nuvem em uma garrafa

Este projeto permitirá que as crianças da terceira série realmente possam criar uma nuvem. Um pai ou professor deve ajudar a criança durante a experiência. Para iniciar o projeto, cole com fita adesiva uma faixa de temperatura dentro de uma garrafa plástica de dois litros clara e vazia para que você possa ler a temperatura. Faixas de temperatura estão disponíveis em lojas de animais. Sele o frasco com a tampa. Leia e registre a temperatura no interior do frasco. Use as duas mãos para apertar a garrafa tanto quanto você puder e leia e grave a temperatura. Note que a pressão cria uma temperatura maior. Agora, coloque algumas gotas de água na garrafa e role as gotas em torno dessa para umedece-la. Coloque a garrafa de lado e abra. Empurre a garrafa para esmagá-la temporariamente para cerca de metade do seu tamanho. Tenha um pai ou professor para acender um fósforo, apagá-lo e jogá-lo dentro da garrafa enquanto ele ainda está liberando fumaça, e solte rapidamente os lados da garrafa e aperte a tampa. As moléculas de água deverão se condensar em uma nuvem.

Experimento da chuva

Um pai ou professor precisa ajudar o aluno da terceira série para este projeto. O pai ou professor irá ferver uma panela de água. Ele, então, vai segurar um balde de gelo sobre o vapor e usar uma forma de torta para coletar o escoamento da água da bacia. Faça o aluno da terceira série observar esse processo, porque é semelhante ao que está acontecendo na atmosfera. As gotículas de neblina de condensação no lado da taça representam nuvens e quando as gotas se tornam maiores e mais pesadas e a água escorre para fora da bacia representa chuva.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível