Projetos de ciências sobre eletricidade com limão

Escrito por danielc | Traduzido por randhal wendel
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Projetos de ciências sobre eletricidade com limão
Faça experimentos simples sobre eletricidade usando limão e outras frutas (bio battery image by dinostock from Fotolia.com)

Uma variedade de experimentos mostram as qualidades da eletricidade usando limões. Eles ensinam aos estudantes como as técnicas e invenções elétricas modernas se baseiam nas mais simples leis da natureza. Por sua vez, permitem uma compreensão mais rápida e divertida sobre o assunto. Experimentos são fáceis e rápidos de fazer, e poucas habilidades ou conhecimentos prévios são requeridos.

Outras pessoas estão lendo

Experiência de bateria de limão

Para esse experimento, você vai precisar de dois limões frescos, um prego galvanizado regular, dois pedaços pequenos de fio de cobre pesado, três prendedores tipo jacaré e um multímetro. Insira firmemente o prego e o fio de cobre em um lado do limão, com distância de aproximadamente dois a três centímetros entre os dois. Conecte o fio vermelho do multímetro no lado de tensão "positivo". Conecte o cabo preto no lado "negativo". Conecte o cabo vermelho ao fio de cobre e o cabo preto ao prego.

Explicação do experimento da bateria de limão

Uma leitura no multímetro deve aparecer quando todos os prendedores estiverem conectados entre o limão e o multímetro. A voltagem registrada deve estar entre 0,5 e 1,5 volts. Semelhante a uma bateria, a voltagem produzida é resultado de uma reação química entre dois eletrodos diferentes e um eletrólito. A natureza ácida do suco de limão contém elementos solúveis em água, que podem ser usados como um eletrólito. O prego e o cobre agem como eletrodos.

Experimento com relógio ligado à bateria

Outro projeto que pode ser desenvolvido com relativa facilidade é com relógio ligado à bateria e limão. Para esse experimento, você vai precisar de um relógio de LED, dois limões, dois pedaços de fio de cobre pesado, dois pregos galvanizados padrão e três prendedores tipo jacaré. O relógio de LED normalmente funciona com uma bateria de 1 a 2 volts. Insira um prego na extremidade de cada um dos limões. Insira os fios de cobre nos limões, nas extremidades opostas aos pregos. Coloque um prendedor no fio de cobre preso ao primeiro limão. Prenda a outra ponta ao terminal positivo no compartimento da bateria do relógio. Adicione um prendedor no prego junto ao segundo limão. Prenda a outra ponta ao terminal negativo no compartimento da bateria do relógio. Prenda o terceiro prendedor ao prego no primeiro limão e o fio de cobre no segundo limão. O relógio vai funcionar agora alimentado pelos limões.

Outros experimentos

Substitua o prego e o fio de cobre do experimento por um clipe de papel e uma moeda de cobre. Essa simples substituição mostra como os objetos do dia-a-dia têm as mesmas propriedades que esses metais básicos. Outro experimento possível é usar diferentes tipos de frutas. Junte uma laranja, uma lima e uma toranja e refaça todo o experimento novamente, substituindo o limão pelos outros tipos de fruta. Meça e compare a voltagem para cada uma delas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível