Projetos de luz e cenário para teatro

Escrito por anne hirsh | Traduzido por luisa damulakis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Projetos de luz e cenário para teatro
Cenário e iluminação são dois grandes componentes da experiência visual proporcionada por uma peça (stage set up image by Mosista Pambudi from Fotolia.com)

Iluminação e cenário são aspectos tão importantes quanto a atuação, o canto ou a dança nas apresentações modernas. Cada elemento do cenário e a luz são considerados cuidadosamente pelos produtores que coordenam o projeto junto a outros profissionais do teatro, para criar uma apresentação coesa, traduzindo a visão do diretor no palco. A maioria dos produtores são especializados em iluminação ou cenário, mas há sempre um cruzamento entre os dois campos, sendo que um exige ao menos uma básica compreensão sobre o trabalho do outro.

Outras pessoas estão lendo

Descrição

Os produtores de iluminação para o teatro são também chamados de diretores de luz, embora essa última denominação envolva algumas responsabilidades adicionais. Os produtores de iluminação decidem o local de cada luz no teatro, seus alvos, suas cores e seus níveis de intensidade em cada cena. Já os produtores de cenário, também chamados de cenógrafos, desenvolvem o ambiente físico em que cada ator trabalhará. Isso inclui a criação de paredes, árvores, pisos, escadas, panos de fundo ou elementos mais abstratos. Os produtores de cenários trabalham em conjunto com designers de interiores, escolhendo elementos menores como móveis.

Objetivo

O primeiro objetivo de qualquer projeto de iluminação é permitir que o público veja os artistas. Com esse objetivo já levado em consideração, as luzes podem então ser usadas estabelecendo localização ou tempo, criando ou realçando um estado de ânimo ou efeitos especiais. O cenário proporciona aos atores um espaço físico para interagir, ao invés de um palco vazio. É desenvolvido de acordo com o contexto da peça e com as necessidades práticas de entradas e saídas de cena. O projeto do cenário muitas vezes inclui elementos de níveis diferentes, fazendo com que os atores fiquem em diferentes alturas para interpretar, acrescentando uma dinâmica visual à apresentação.

Interação

Os produtores de cenário e de iluminação devem coordenar seus projetos para criar o melhor visual para a peça. Um exemplo chave está no uso de panos de fundo que, além de serem bem pintados, precisam de iluminação devida para funcionar. Os panos de fundo também são uma combinação de cenário e iluminação quando elementos físicos, como folhagem ou prédios, são dispostos frente a um pedaço grande de tecido esticado, conhecido como ciclorama, que é iluminado com cores, e até mesmo estampas, para representar as mudanças no céu com o passar do tempo. A combinação de cores possui uma importância especial, pois as cores das luzes podem realçar ou ofuscar as cores das tintas. Por exemplo, uma tinta verde permanecerá verde sob luzes de cores quentes e suaves, mas sob uma luz vermelha ou laranja, o verde parecerá marrom.

Habilidades

A produção da iluminação e do cenário exige a habilidade de analisar o enredo e determinar as necessidades físicas da peça. Os produtores devem ter a capacidade de analisar o espaço disponível e apresentar um projeto que funcione dentro das perspectivas peculiares do ambiente. Criar bons esboços é uma habilidade exigida para ambos os produtores, pois o cenários e as luzes precisam ser expostos no papel com o uso de escalas, criados à mão ou no computador. Ambos os produtores devem colaborar um com o outro e com todos os departamentos técnicos, para assegurar que cada elemento da apresentação estará em sintonia.

Treinamento

Os produtores de teatro profissionais geralmente possuem algum tipo de diploma superior. Um bacharelado em artes para técnica de teatro já é um bom começo para ganhar experiência durante um estágio ou com o grupo de teatro local. Já o bacharelado em belas artes, oferecido em algumas universidades, inclui um treinamento mais especializado. Aqueles que procuram um treinamento mais avançado devem cursar um mestrado em belas artes ou adquirir experiência suficiente para criar um portfólio sólido que trará benefícios na hora de procurar empregos. Estágios e aprendizagem prática são comuns em todos os níveis de treinamento em produção teatral.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível