Projetos de arte para "o camaleão atrapalhado"

Escrito por elizabeth stover | Traduzido por elcio borges gomes
Projetos de arte para "o camaleão atrapalhado"

A capacidade de camuflagem do camaleão e sua história serviram de inspiração para estes projetos de arte

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Eric Carle escreve livros para crianças coloridos e cheios de trabalhos de arte e diversos personagens, desde "A Lagarta Faminta” a "Panquecas, panquecas!" As histórias proporcionam uma leitura fácil, muitas vezes com uma mensagem e colagnes artísticas coloridas. "Um Camaleão Atrapalhado" conta a história de um camaleão que quer ser como os outros animais, mas no final percebe que é feliz sendo camaleão. A história e apresentação do livro inspiram projetos que refletem a autotransformação, bem como a utilização de cores brilhantes.

Outras pessoas estão lendo

Criaturas Atrapalhadas

Os alunos imaginam e criam um projeto de arte compartilhada. Dê a cada aluno uma folha de papel de desenho branco de aproximadamente 40 por 50 centímetros. Peça-lhes para fazer um desenho grande de qualquer animal. Quando terminarem, peça aos alunos para cortar e separar a criatura retirando a cabeça, pernas, pés e cauda de seu corpo. Forneça quatro caixas, uma para cada parte diferente do corpo do animal. Peça aos alunos que coloquem as partes dos animais nas caixas separadamente marcadas, misture as peças nas caixas, e depois peça aos alunos que tirem uma cabeça, corpo, pernas, pés e cauda. Os alunos, então devem colar as partes misturadas numa outra folha de papel formando uma nova criatura. Sugira que adicionem detalhes ao animal com giz ou lápis bem como um fundo para completar o projeto.

Colagem de camuflagem

Depois de ver e discutir a arte da camuflagem animal no livro, os alunos podem fazer uma colagem de animais camuflados. Forneça-lhes papel de impressão em cores sólidas. Eles podem rasgá-los ou cortar em pedaços para fazer um animal e o seu habitat ao fundo. Oriente os alunos a fazer o fundo de forma que o animal se misture a ele e seja difícil localizá-lo à primeira vista. Peça aos alunos para planejar cuidadosamente a colagem, colocando os pedaços de papel no fundo sem cola, fazendo os ajustes necessários antes da colagem final.

Retrato de cores misturadas

O camaleão da história expressa muitos sentimentos ao longo de seu passeio ao zoológico. A cor ajuda os artistas a expressarem as emoções. Peça aos alunos que expressem seus sentimentos pessoais e pratiquem a mistura de cores, em um projeto de autorretrato. Dê aos alunos tinta vermelha, amarela, azul e branca. Peça-lhes para pensar em um momento em que sentiram uma emoção forte e imaginem uma cor que acham que expressa tal emoção. Os alunos criam tons da cor escolhida misturando as cores primárias e o branco. Lembre aos alunos que o preto não pode ser feito, mas com a prática, eles podem conseguir o marrom. Peça aos alunos para usar a nova paleta de cores que eles criam para pintar um autorretrato expressando uma ocasião que sentiram uma emoção forte.

Retrato de animal em pastel

O camaleão na história de Eric Carle quer ser alguém ou alguma coisa. Peça aos alunos para pensarem em um animal que eles gostariam de ser. Dê aos alunos papel de desenho e giz pastel para criarem um autorretrato deles com parte desse animal. Lembre aos alunos que o retrato precisa ter características humanas e animais. Na parte de trás do desenho, os alunos devem escrever uma breve explicação mostrando porque desejam ser aquele animal e depois devem compartilhar o retrato e sua ideia com a classe.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media