O que fazer quando uma cadela não alimenta um de seus filhotes?

Escrito por bridget coila | Traduzido por kelly isayama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que fazer quando uma cadela não alimenta um de seus filhotes?
Um filhote bem alimentado é um filhote feliz (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Quando uma cadela tem uma ninhada de adoráveis filhotinhos, poderá ser extremamente estressante para o dono quando ela parar de alimentar um deles. Deixar um cãozinho ficar sem alimento pode ser perigoso, mas descobrir como lidar com essa situação poderá ser complicado. Felizmente, um filhote, cuja mãe não quiser alimentá-lo, não precisará morrer de fome, já que há várias maneiras de nutri-lo, contando com a disponibilidade de formulações industrializadas especializadas para filhotes.

Outras pessoas estão lendo

Designando os motivos

Se for possível entender o porquê da cadela ter parado de alimentar seu filhote, talvez haja a possibilidade de resolver o problema para que ela comece a amamentar sozinha novamente. Deve-se checar se ela está sendo capaz de executar a amamentação apropriadamente. Por outro lado, há alguns filhotes que possuem um defeito de nascença, tornando doloroso para a mãe o ato de amamentar. Ele também pode ter febre ou diarreia, fazendo com que seja rejeitado pela cadela. Se o filhote parecer bem, certifique-se de que as condições em torno da mãe e dos filhotes estejam confortáveis, livres de barulho e de estresse.

Soluções em potencial

Verifique a temperatura do filhote. Às vezes, a mãe rejeita um cãozinho que esteja muito gelado, desse modo, aquecê-lo com uma almofada de aquecimento poderá resolver o problema. Também é possível tentar colocar manualmente o cachorrinho no local correto para a amamentação. Enquanto uma pessoa segura a cadela e a acaricia, outra posiciona o filhote no mamilo da cachorra. Os hormônios liberados durante a amamentação levam ela a identificar o cachorrinho como dela, restabelecendo o relacionamento entre eles.

Alimentando os filhotes você mesmo

Às vezes, nada funciona e a mãe recusa um ou mais filhotes sem nenhum motivo aparente. Se esse for o caso, é possível alimentar o cãozinho com uma formulação especial. Não use leite de vaca comum, pois ele não possui todos os nutrientes que um filhotinho em crescimento precisa. Use uma mamadeira comum de bebês ou um tubo especial para amamentação. É possível acrescentar misturas semissólidas de ração de filhotes e água à dieta, quando o cão tiver de três a quatro semanas de vida. É possível desmamá-lo completamente quando ele completar seis semanas.

Considerações

Se a mãe se recusar a alimentar todos os seus filhotes, não apenas um, ela poderá ter uma doença séria chamada eclampsia. Será preciso levá-la a um veterinário para avaliação e tratamento, se esse for o caso. Além disso, mesmo que o filhote tenha sido alimentado regularmente ou de forma manual, será preciso pesá-lo diariamente, pelo menos nas duas primeiras semanas, para saber se ele está recebendo leite ou formulação suficiente para seu crescimento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível