Propriedades físicas da madeira do nim

Escrito por daniel zimmermann | Traduzido por romério júnior
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Propriedades físicas da madeira do nim
O nim é originário da Índia, onde segundo os antigos hindus, possuía propriedades espirituais (India Flag image by Komarov Andrey from Fotolia.com)

O nim é uma árvore valorizada e conhecida na Índia. Sua copa frondosa faz dela uma popular árvore de sombra. Na medicina tradicional indiana, o extrato de semente do nim era usado para o tratamento da lepra e sua casca para o tratamento de doenças como a malária. Os antigos hindus atribuíam propriedades espirituais à árvore. Acreditavam que qualquer um que a plantasse viveria por um tempo em um paraíso chamado Suryalok após a morte. No entanto, além da importância metafísica, o nim é dotado de considerável valor material devido à sua excelente madeira, que possui propriedades físicas desejável.

Outras pessoas estão lendo

Coloração marrom-avermelhada

O nim, também conhecido como amargosa, tem como nome científico Azadirachta indica e pertence à família das meliáceas (Meliaceae). O mogno, embora pertença à mesma família do nim, é uma árvore do gênero Swietenia. A madeira dessas duas árvores próximas têm características semelhantes, incluindo o tronco cuja coloração varia em tons de vermelho a marrom-avermelhada. É uma coloração atrativa do ponto de vista estético na confecção de mobílias de nim.

Durabilidade

Assim como o mogno, o tronco do nim é forte e durável. As fibras são fortemente entrelaçadas, impedindo com que o tronco seja facilmente rompido ou cortado. Devido à força, serve de material para construir remos, eixos para carrinhos ou suporte para suas rodas. É uma madeira relativamente pesada, cuja densidade pode variar de 0,72 a 0,83 quando seca ao ar, segundo a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, na sigla em inglês).

Aspereza

O tronco do nim destaca-se por ser bruto e por ter uma textura áspera com fibras que se entrelaçam. Embora esta propriedade deixe o nim mais resistente e robusto, ela também dificulta o processo de polimento da madeira. Consequentemente, fabricantes de mobília que desejam produzir móveis e objetos altamente polidos evitam usar a madeira proveniente do nim.

Facilidade para usar

Apesar do aspecto áspero, não é difícil de se trabalhar com o tronco do nim. O uso de ferramentas manuais ou equipamentos mecânicos costuma trazer bons resultados. A madeira pode até mesmo virar brinquedos.

Alta contração volumétrica

Segundo testes executados pela Universidade Federal Tecnológica em Yola, Estado de Adamawa, Nigéria, a madeira do nim nas savanas da África Ocidental tem uma contração volumétrica média de 19,12% no processo de secagem. O estudo conclui que essa é uma porcentagem relativamente alta, mas também observa que a madeira extraída de outras árvores da região também apresenta alta contração.

Madeira aromática

A madeira é suavemente aromática. Produtos a base de nim possuem uma leve fragrância, especialmente na confecção de painéis ou tetos ornamentais, segundo a Royal Botanic Gardens.

Resistência a pragas

O tronco do nim é resistente a pragas como besouros ou cupins. A madeira contém um pesticida natural que faz parte da sua composição.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível