Prós e contras dos notebooks

Escrito por aurelio locsin | Traduzido por victor rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Prós e contras dos notebooks
Notebooks (Wikimedia commons under GNU Free Documentation License)

Os computadores são usados para processar informação no trabalho, escrever relatórios para a escola, lidar com as despesas de casa, jogar, ouvir música ou assistir filmes. Em resumo, eles são necessários para a vida moderna. Mas quando decidirmos comprar um, como escolher entre um notebook e um desktop? Este artigo descreve algumas vantagens e desvantagens dos notebooks.

Outras pessoas estão lendo

Espaço

Os notebooks possuem todos os seus componentes em tamanho compacto, então não precisam do mesmo espaço de um desktop que requer uma área específica e permanente em casa ou no trabalho. Você pode pôr um notebook em qualquer superfície plana, como uma escrivaninha, mesa de jantar, mesa de piquenique ou no seu colo.

Mobilidade

Por ser leve, movido a bateria e ter modem wireless, um notebook pode ser levado para diferentes lugares. Você não precisará mais de um desktop em cada lugar onde você usa computadores, como no trabalho, na escola ou em casa. E você ainda teria que fazer a sincronização de informações entre todos eles. É possível usar um notebook quando estiver viajando de trem, carro ou avião, para aproveitar o seu tempo de translado de forma mais eficiente.

Segurança

Apesar de poder manter seu desktop seguro em um quarto trancado, você pode esconder seu notebook em uma gaveta trancada no mesmo quarto. Para obter segurança adicional contra desastres, você ainda pode colocar o notebook em um cofre à prova de fogo e para máxima segurança pode mantê-lo em um cofre no banco.

Custo

Um notebook custa bem mais que um desktop equivalente, mesmo os que incluem uma tela plana de qualidade. Compare um notebook Dell Studio 15 custando cerca de R$ 1430 com tela de 15.6", gravador de DVD, 3GB de RAM e 250GB de HD com um desktop Dell Studio custando cerca de R$ 1320 com tela de 17”, gravador de DVD, 2GB de RAM e 500GB de HD. Quando o desktop ficar fora de linha você poderá trocar ou atualizar as peças e placas internas com baixo custo, porém um notebook fora de linha geralmente terá de ser substituído por outro.

Uso

Um notebook pode ser difícil de usar por causa da tela e teclado pequenos, além de geralmente não possuir teclado numérico. O mousepad requer boa coordenação e ainda oferece pouca flexibilidade se comparado a um mouse comum. Como a tela do notebook reduz as fontes e imagens podem ser necessários óculos de leitura.

Perigos

Devido ao seu tamanho e peso leve, um notebook pode facilmente ser derrubado e danificado, ou esquecido em um café ou no avião, especialmente se você estiver com pressa. Finalmente, um notebook pode ser facilmente roubado por alguém durante um de seus momentos de descuido.

Dica

Uma maneira de evitar alguns dos contras da usabilidade de um notebook, é conectar um teclado comum, mouse externo, e monitor. No entanto, isto essencialmente o transforma em um desktop, eliminando as vantagens da mobilidade.

Não perca

Referências

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível