Mais
×

Como fazer um protótipo do planeta Netuno

Atualizado em 17 abril, 2017

Netuno é o oitavo planeta e o mais distante do Sol. Até 1989, quando a sonda Voyager 2 orbitou próximo ao planeta e enviou informações à Terra, pouco se sabia sobre esse objeto longínquo. As imagens da Voyager revelaram um planeta de um azul intenso, com vários pontos nebulosos. Além das regiões cobertas pela névoa branca e fina, uma área batizada de Grande Ponto Escuro foi identificada perto da linha do equador de Netuno. Essas nuvens tornam Netuno um belo e instigante objeto de estudo, e não é difícil construir um protótipo que mostre suas características.

Instruções

As imagens da Voyager revelaram um planeta de um azul intenso (large planet image by Dave from Fotolia.com)
  1. Escolha a esfera que vai ser Netuno. Pode ser de qualquer tamanho, contanto que não seja decorada e que tenha uma superfície que segure a tinta.

  2. Pinte toda a superfície da esfera com tinta azul. Devido ao metano encontrado na atmosfera de Netuno, as nuvens desse planeta são basicamente azuis.

  3. Use tinta branca para pintar nuvens com formatos longilíneos. A maioria dessas nuvens fica na região ao redor da linha do equador de Netuno.

  4. Acrescente traços de cores escuras. Nuvens alongadas levemente mais escuras são comuns na região central entre o equador e os polos. Porém, não desenhe traços escuros demais ou em grande quantidade.

  5. Use uma tinta de tom escuro para desenhar o Grande Ponto Escuro. Esse ponto deve estar logo abaixo do equador de Netuno, seu comprimento deve ter o dobro da largura. O comprimento é de aproximadamente um quinto da largura da esfera quando se olha de frente para ela.

    O Grande Ponto Escuro fica logo abaixo do equador de Netuno (Jason Reed/Photodisc/Getty Images)
  6. Faça manchas brancas nebulosas ao redor do Grande Ponto Escuro no norte do equador. Essas nuvens devem ser bem menores que o Ponto Escuro e ter formato arredondado.

Dicas

  • Certifique-se de que a tinta azul esteja seca antes de passar as outras cores. Para dar credibilidade, a cor predominante de Netuno deve ser azul.
  • Faça uma pesquisa sobre as dimensões exatas de Netuno e do Grande Ponto Escuro, caso queira um protótipo mais preciso.

Aviso

  • Lembre-se que esse protótipo corresponde ao planeta Netuno em 1989, quando a Voyager 2 transitou por sua órbita. Desde então, telescópios na Terra observaram o desaparecimento do Grande Ponto Negro e de algumas outras características.

O que você precisa

  • Esfera branca grande
  • Tinta azul
  • Tinta branca
  • Tintas de cores escuras
  • Pincel
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article