Conhecimento

Quais são algumas atividades que um professor pode usar para ensinar a poesia narrativa?

Escrito por alison williams Google | Traduzido por marcella narvaes
Quais são algumas atividades que um professor pode usar para ensinar a poesia narrativa?

Proporcione aos alunos a oportunidade de interpretar a poesia

Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Ajude seus alunos a compreender e apreciar a poesia narrativa — poesia que conta uma história — ao fornecer uma variedade de atividades que ensinam a estrutura e componentes de um poema, além de proporcionar oportunidades para seus alunos se envolverem e interpretarem poesia.

Outras pessoas estão lendo

Leia em voz alta

A poesia é feita para ser ouvida. Leia e a examine ativamente. Exiba o poema no quadro interativo para que os alunos possam ver a estrutura e ler em voz alta. Divida-os em grupos com cópias do poema para ler. Eles podem se sentir mais confiantes fazendo isso em grupos menores. Peça que escrevam as reações que tiveram sobre o poema, seus sentimentos, qual foi a sensação que o poema passou e o que gostaram e não gostaram a respeito dele.

Dispositivos literários

Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Leia o poema com a classe e discuta sobre os dispositivos literários. Examinem o ritmo novamente através da leitura em voz alta. Veja o esquema de rimas e anote no quadro interativo. Procure por analogias, metáforas, descrição e adjetivos. Crie uma parede de palavras com suas palavras favoritas e frases.

Atue

Peça aos alunos para trabalharem em pequenos grupos e a cada grupo para interpretar uma parte do poema. Os alunos precisam pensar no tom de voz, a ênfase e o sentimento. Reúna os grupos diferentes para criar uma performance do poema todo. Ou peça aos grupos para interpretarem a mesma cena e compararem as interpretações.

Personagens e drama

Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Atribua personagens do poema aos alunos. Para desenvolver a discussão dos personagens e seus sentimentos faça uma roda onde perguntas são feitas a um personagem (ou seja, um aluno) sobre suas ideias e motivações. Incentive-os a usarem questões abertas para coletar mais detalhes ao invés de fechadas, perguntas cujas respostas consistem de uma palavra. Divida os alunos em grupos para que eles façam a dramatização de uma cena e interpretem um personagem cada. Eles precisarão pensar sobre a linguagem corporal e tom de voz. Estenda a atuação para dramatizar o poema inteiro como uma peça de teatro.

Finais alternativos

Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Reescreva as partes finais do poema para criar um final alternativo. Dependendo da idade e da capacidade dos alunos, essa atividade pode ser feita individualmente, em pares, em grupos ou como uma classe inteira com o auxílio do professor. Lembre-se que o final alternativo deve ser escrito no mesmo estilo do resto do poema e usar os mesmos dispositivos literários.

Crie seu próprio poema

Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Peça aos alunos para escreverem seus próprios poemas. Eles podem modernizar um mais antigo ou alterar locais e cenários. É importante que os alunos usem as características de um poema narrativo. Reescreva-o como uma história, uma peça ou qualquer outro gênero que tenham estudado. Tente filmar uma reportagem sobre os principais eventos do poema.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media