Mais
×

Quais alimentos comer para constipação na síndrome do intestino irritável

Atualizado em 23 fevereiro, 2018

A constipação é um sintoma da síndrome do intestino irritável (SII) que torna difícil para uma pessoa evacuar. Isso pode causar dor e cólicas. Comer os alimentos certos pode ajudar a regular o sistema digestivo para que o indivíduo volte a ter movimentos intestinais regulares. Se o problema for ignorado, um tratamento médico acabará sendo necessário.

Os alimentos que são ricos em fibras são necessários para indivíduos que estão sofrendo de constipação (Noel Hendrickson/Digital Vision/Getty Images)

Alimentos ricos em fibra

Os alimentos que são ricos em fibras são necessários para indivíduos que estão sofrendo de constipação ou têm a síndrome do intestino irritável. A fibra é o nutriente essencial para a saúde digestiva. Os alimentos que são ricos em fibras incluem passas, cereais feitos de farelo de trigo, pão 100% integral e frutas e vegetais frescos. Lembre-se de que cozinhar as frutas ou legumes removerá parte do teor de fibras. É melhor consumi-los crus.

Laxantes naturais

Estimular o aparelho digestivo com alimentos ricos em fibras é importante, mas também pode-se usar laxantes para facilitar sua eliminação. Há alguns alimentos que funcionam como laxantes naturais. Pode-se incorporar um em cada refeição. No café da manhã, é possível usar aveia. Para o almoço, consuma purê de maçã ou feijões secos na salada. Para o jantar, coma sopa de cevada. Faça isso todos os dias, até observar alguma melhora.

Fluidos

A água é responsável por manter o corpo hidratado. Quando o corpo está desidratado, as fezes tornam-se secas e duras. É necessário consumir principalmente água durante todo o dia. Chás de ervas quentes também são bons, mas sucos e refrigerantes não. Evite também bebidas com cafeína, tal como o café.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article