Quais são as causas das bolhas em camadas de gel de fibra de vidro?

Bolhas presas podem arruinar um acabamento

bubbles image by Diana Wolfraum from Fotolia.com

Gel de revestimento é um produto de resina espessa que é usado para a camada externa em projetos de fibra de vidro. É geralmente aplicado sobre um molde enquanto a fibra de vidro é adicionada por trás. Ocasionalmente, formam-se bolhas na camada de revestimento de gel, resultando em um acabamento não atraente e uma reparação potencialmente cara. Existem várias causas de bolhas na camada de gel.

Camada de gel não curada

O revestimento de gel é misturado com um catalisador químico; esse líquido transformará o material líquido em material sólido. Esse processo é chamado de cura. O catalisador tem que ser cuidadosamente misturado com o revestimento em gel para assegurar uma cura adequada. Se não for misturado completamente, poderá haver pequenas porções da camada de gel não curada no balde. Se essa camada é escovada ou pulverizada sobre uma superfície de moldagem, formará uma bolha de líquido quando o material em torno dela endurecer.

Misturar rápido

A camada de gel deve ser misturada, mas com cuidado para não mexer muito rapidamente. Bater o gel como se estivesse batendo ovos para um omelete irá enchê-lo com pequenas bolhas. Essas bolhas podem permanecer na camada de gel quando esta for aplicada sobre a superfície do molde, resultando em pequenos espaços vazios no produto acabado. Pequenas bolhas de ar aprisionadas no revestimento são raramente um problema, mas podem formar rachaduras na superfície.

Fibra de vidro inadequada

Depois da camada de gel ter curado, a resina é escovada e a fibra de vidro é aplicada em folhas ou como um spray de fibras cortadas. Essa fibra de vidro é saturada com resina e mais camadas são acrescentadas. Se bolhas de ar presas entre a fibra de vidro e gel não forem devidamente removidas, elas permanecerão mesmo após a cura da resina. Deve-se retirar todas as bolhas de cada camada antes de curar a resina.

Bolhas osmóticas

Uma vez que um projeto de fibra de vidro está terminado, ainda poderá formar bolhas ao longo do tempo. Se o revestimento de gel é exposto a grandes quantidades de água, como é o caso de cascos de barcos, a água pode passar gradualmente através da camada de gel e formar bolhas osmóticas. A água escoa através de osmose, mas fica presa e não pode escapar. Isso gradualmente resulta em uma bolha. A maioria dessas bolhas é inofensiva, mas podem, ocasionalmente, ser grandes o suficiente para causar danos estruturais.

eHow Brasil
×