O que acontece se um cão come gel de sílica ?

Escrito por jennifer alyson | Traduzido por débora cussiol
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que acontece se um cão come gel de sílica ?
Raças de cães menores podem ficar doentes depois de comer muito gel de sílica (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Encontramos pacotes de gel de sílica em uma variedade de produtos para consumo. Sapatos novos, roupas, eletrônicos, medicamentos sem prescrição, certas marcas de caixas higiênicas para gatos e até mesmo alguns petiscos de carne desidratada para animais de estimação podem conter o gel, que é usado para manter os produtos secos. Se você não ficar de olho em seu cão ao abrir a embalagem, ele pode comer rapidamente os sacos de gel, e então poderá precisar de uma visita ao veterinário para evitar que fique doente.

Outras pessoas estão lendo

O que é gel de sílica ?

O gel de sílica, patenteado há quase um século para uso em máscaras de gás, é feito de areia de quartzo ou dióxido de sílica. O gel é altamente absorvente e capaz de atrair moléculas de água sem qualquer reação química, alteração estrutural ou efeitos colaterais. Mesmo quando saturado com água, o gel de sílica mantém a sua superfície seca. Hoje em dia, fabricantes de produtos químicos fazem grânulos de gel de sílica e os coolocam em pequenos sacos de plástico usados ​​para manter secos tecidos, couros, pílulas e outros novos produtos durante o armazenamento e transporte.

Os perigos do gel de sílica

A Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra Animais (ASPCA) observa que o gel de sílica não é tóxico. Isso significa que é incapaz de causar intoxicações graves na maioria dos cães, embora alguns animais desenvolvam distúrbios gastrointestinais, como diarreia e gases, após a ingestão do gel. E existem alguns casos em que o gel de sílica pode causar problemas maiores. Se o seu cão é pequeno e o gel for consumido em uma quantidade substancial, o animal pode ficar muito doente. Além disso, a bolsa de plástico contendo o gel de sílica pode se alojar no intestino e causar uma obstrução intestinal.

Quando consultar o veterinário

Consulte o veterinário se o animal tiver comido quantidades significativas de gel de sílica ou se ele for de uma raça pequena e engolir todo o pacote. Caso contrário, observe o seu cão por 24 horas, fique de olho em qualquer reação com vômitos, diarreia ou desconforto. Se o seu animal vomitar depois de comer rapidamente, ou se apresentar movimentos intestinais pequenos ou nenhum entre 12 e 24 horas depois de ingerir o pacote, ele pode estar com uma obstrução intestinal e precisará de atenção médica imediata.

Centros de controle de intoxicação

O Brasil possui a Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Renaciat), que conta com especialistas na equipe de funcionários para atender chamadas de telefone e responder perguntas sobre o potencial de toxinas que tanto pessoas quanto animais podem ter consumido. Você precisa ser capaz de dizer ao centro quanto gel de sílica seu cachorro comeu e contar todos os sintomas que ele está enfrentando.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível