Mais
×

O que acontece se um cão come gel de sílica ?

Atualizado em 17 abril, 2017

Encontramos pacotes de gel de sílica em uma variedade de produtos para consumo. Sapatos novos, roupas, eletrônicos, medicamentos sem prescrição, certas marcas de caixas higiênicas para gatos e até mesmo alguns petiscos de carne desidratada para animais de estimação podem conter o gel, que é usado para manter os produtos secos. Se você não ficar de olho em seu cão ao abrir a embalagem, ele pode comer rapidamente os sacos de gel, e então poderá precisar de uma visita ao veterinário para evitar que fique doente.

Raças de cães menores podem ficar doentes depois de comer muito gel de sílica (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

O que é gel de sílica ?

O gel de sílica, patenteado há quase um século para uso em máscaras de gás, é feito de areia de quartzo ou dióxido de sílica. O gel é altamente absorvente e capaz de atrair moléculas de água sem qualquer reação química, alteração estrutural ou efeitos colaterais. Mesmo quando saturado com água, o gel de sílica mantém a sua superfície seca. Hoje em dia, fabricantes de produtos químicos fazem grânulos de gel de sílica e os coolocam em pequenos sacos de plástico usados ​​para manter secos tecidos, couros, pílulas e outros novos produtos durante o armazenamento e transporte.

Os perigos do gel de sílica

A Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra Animais (ASPCA) observa que o gel de sílica não é tóxico. Isso significa que é incapaz de causar intoxicações graves na maioria dos cães, embora alguns animais desenvolvam distúrbios gastrointestinais, como diarreia e gases, após a ingestão do gel. E existem alguns casos em que o gel de sílica pode causar problemas maiores. Se o seu cão é pequeno e o gel for consumido em uma quantidade substancial, o animal pode ficar muito doente. Além disso, a bolsa de plástico contendo o gel de sílica pode se alojar no intestino e causar uma obstrução intestinal.

Quando consultar o veterinário

Consulte o veterinário se o animal tiver comido quantidades significativas de gel de sílica ou se ele for de uma raça pequena e engolir todo o pacote. Caso contrário, observe o seu cão por 24 horas, fique de olho em qualquer reação com vômitos, diarreia ou desconforto. Se o seu animal vomitar depois de comer rapidamente, ou se apresentar movimentos intestinais pequenos ou nenhum entre 12 e 24 horas depois de ingerir o pacote, ele pode estar com uma obstrução intestinal e precisará de atenção médica imediata.

Centros de controle de intoxicação

O Brasil possui a Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Renaciat), que conta com especialistas na equipe de funcionários para atender chamadas de telefone e responder perguntas sobre o potencial de toxinas que tanto pessoas quanto animais podem ter consumido. Você precisa ser capaz de dizer ao centro quanto gel de sílica seu cachorro comeu e contar todos os sintomas que ele está enfrentando.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article