Quais as causas de secreções pegajosas que vazam da boca de um gato?

Escrito por lisa newcomb | Traduzido por marina pastore
Quais as causas de secreções pegajosas que vazam da boca de um gato?
Secreções pegajosas da boca de seu gato podem ser sinal de gripe (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Gatos são suscetíveis a diversas doenças, incluindo vírus e reações alérgicas. Secreções de muco da boca de seu felino devem soar um alarme para o monitoramento próximo do comportamento e da condição de saúde do gato, pois elas podem simbolizar gripe felina, úlceras ou alergias.

Gripe felina

A gripe felina é causada por um vírus, da mesma maneira que a humana. Ela é parte de um grupo de disfunções chamadas de doenças do trato respiratório felino e, de acordo com o website Pet Education, tem as ocorrências liderada pela rinotraqueite. O website Our Happy Cat salienta que o herpesvírus e o calicivírus felinos são as duas causas mais comuns. A gripe felina afeta o trato respiratório, e os sintomas podem incluir secreções de muco dos olhos, nariz e boca. A gripe felina é espalhada pelo contato com secreções, mas manter seu animal com as vacinas em dia pode ajudá-lo a manter o vírus afastado. Filhotes são mais suscetíveis à doença.

Úlceras

De acordo com o Our Happy Cat, úlceras na boca podem ser um sintoma de gripe felina ou irritação cutânea. Em ambos os casos, essas feridas podem secretar fluido; você deve verificar o comportamento bucal do gato de perto ao perceber úlceras na região, pois elas podem fazer com que o felino perca o apetite e fique desidratado.

Alergias

A urticária na face do gato pode aparecer em decorrência de reações alérgicas à comida ou objetos externos, como certas plantas caseiras. As urticárias podem secretar fluido ou, caso estejam na boca, fazer com que o gato babe. O tratamento indicado para essa reação alérgica geralmente é de esteroides, mas deve sempre ser discutido com o veterinário para certificação do quadro e outras opções de tratamento.

Considerações

Ainda que gatos algumas vezes demonstrem sintomas similares a um resfriado humano, é importante monitorar seu felino com atenção ao perceber qualquer situação excepcional. Descargas de muco da boca, olhos e nariz podem ser sinais de uma doença séria que só o veterinário é capaz de diagnosticar. Se você suspeitar que uma doença ou reação alérgica causou inchaço suficiente na boca ou garganta de seu gato para que sua respiração fique prejudicada, é necessário falar com o veterinário imediatamente.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível