Quais cores as crianças devem usar em misturas de tintas?

Escrito por caroline repchuk | Traduzido por felipe minéu
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais cores as crianças devem usar em misturas de tintas?
Aprender sobre a mistura de cores é geralmente uma atividade de "mão na massa" (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Misturar as cores pode ser fascinante para as crianças, e há muitas maneiras práticas para explorar os resultados da mistura de duas ou mais cores juntas. Comece simplesmente permitindo que as crianças descubram por si mesmas o que acontece quando as cores primárias são misturadas, antes de passar para conceitos mais complicados como as cores complementares. Prepare as tintas e os materiais com antecedência, cubra as superfícies de trabalho com jornal e forneça ventais, pois as atividades de pintura geralmante causam bastante bagunça.

Outras pessoas estão lendo

Cores primárias e secundárias

Comece ensinando as três cores primárias - vermelho, amarelo e azul. Explique que estas cores não podem ser feitas através da mistura de nenhuma das outras cores. Em seguida, explore o que acontece quando você mistura duas dessas cores: vermelho e amarelo formam laranja, vermelho e azul formam roxo, azul e amarelo formam verde. Dê à criança uma paleta de pintura e copos contendo tinta têmpera nas três cores primárias. Ofereça um pincel para cada cor e água limpa para lavar os pincéis. Diga para a criança misturar duas das cores na paleta de pintura antes de usá-las no papel.

Faça uma roda de cores

Use uma placa de papel para fazer uma roda de cores para demonstrar como as cores primárias e secundárias estão relacionadas umas às outras. Divida a placa em seis seções. Peça para a criança pintar uma seção de vermelho, uma outra de amarelo e uma outra de azul, deixando uma seção de espaço entre cada cor. Agora a criança precisa misturar as duas cores primárias de cada lado de um espaço para fazer a cor secundária que ela precisa para preencher esse espaço.

Tons de cor

Tons de cor são feitos por mistura de cores em quantidades diferentes. Se um pouco de tinta vermelha é adicionado ao amarelo, forma-se o laranja claro, se um monte de tinta vermelha é adicionado, forma-se o laranja escuro. Misturando todas as cores forma o preto. Adicionar tinta branca torna a cor mais clara. As cores que são opostas na roda de cores são chamadas de cores complementares. Misturá-las cria cinzas ou marrons.

Mistura de cores com a mão na massa

Para pôr a mão na massa, pinte as mãos da criança com duas cores primárias diferentes e deixe-a fazer pinturas a dedo em um pedaço grande de papel. Em seguida, faça-a esfregar as mãos para misturar as cores e pintar com a cor secundária que ela criou. Você poderia fazer uma roda de cor gigante desta forma, com uma marca de mão da cor correta em cada seção. Deixe-a experimentar misturando as cores complementares para fazer cinzas e marrons, ou misturar as que são próximas umas das outras na roda de cores para criar diferentes tonalidades.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível