Mais
×

Quais as funções de compressores em ares-condicionados?

Atualizado em 17 abril, 2018

Um compressor é uma das três partes principais que compõem um ar-condicionado. Seja em casa ou no carro, um compressor de ar condicionado executa diversas funções para ajudar o sistema a fazer o trabalho de resfriamento do ar.

Funções de um compressor de ar-condicionado (Comstock/Comstock/Getty Images)

Partes do ar-condicionado

As três principais partes de um ar-condicionado são o condensador, o evaporador e o compressor.

Função geral

O refrigerante entra no compressor de um ar-condicionado como um gás de baixa pressão e diminui de tamanho para que as moléculas do fluido se compactem e aumentem de energia e temperatura. O refrigerante, em seguida, deixa o compressor e entra no condensador, o qual resfria-o e transforma-o em um líquido de alta pressão para resfriar o ar que entra em sua casa ou carro.

Bombeando o refrigerante

Há pistões dentro do motor de um compressor que se movem para cima e para baixo. O refrigerante é arrastado para dentro do compressor nos movimentos descendentes e compresso nos movimentos ascendentes.

Ajustando a temperatura

Comprimir um gás faz a sua temperatura subir. O refrigerante entra no compressor de um ar-condicionado a uma temperatura baixa e move-se para o lado de saída do compressor a uma temperatura mais alta antes de entrar no condensador.

Removendo a humidade

Um compressor remove o vapor do evaporador, o qual retira a umidade do ar antes de ele soprar para dentro de sua casa ou carro.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article