Mais
×

Quais são os germes mais encontrados nas mãos?

Atualizada April 17, 2017

Os germes mais frequentemente encontrados nas mãos humanas são bactérias, vírus e fungos. Os germes estão presentes em praticamente todas as superfícies com as quais as mãos entram em contato. Alguns deles são benignos, enquanto outros podem causar doenças.

Bactérias são presenças frequentes nas mãos humanas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Germes

Germes são microrganismos que vivem em quase todos os lugares, incluindo o ar, na maioria das superfícies e no corpo humano.

Bactérias

Bactérias são seres unicelulares que causam infecções quando estão dentro do corpo humano. Infecções bacterianas podem incluir faringite séptica, infecções urinárias e tuberculose.

Vírus

Os vírus precisam estar dentro de algo vivo, como o corpo humano, animal ou planta, para sobreviver. Eles podem causar doenças como a gripe comum, resfriados e herpes.

Fungos

Fungos são organismos multicelulares que tendem a viver em lugares quentes e úmidos. Eles podem causar problemas de pele, como frieiras e micoses.

Lavar as mãos

Lavar as mãos frequentemente e da maneira correta é fundamental para evitar que os germes entrem no corpo humano, ou que eles se espalhem para outras pessoas. É recomendado que as mãos sejam lavadas com água e sabão de 15 a 20 segundos.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article