Saúde

Quais são os perigos dos marcadores permanentes?

Escrito por joanne robitaille | Traduzido por anderson gandor
Quais são os perigos dos marcadores permanentes?

Solventes orgânicos evitam que a tinta permanente saia

marker image by dmitry_kim from Fotolia.com

A maior parte dos marcadores "mágicos" vêm com a palavra "atóxico" escrita em algum lugar. Quando utilizados com o devido propósito eles são inofensivos; no entanto, podem causar doenças quando se tornam perigosos. Esses perigos incluem reação alérgica, possível envenenamento pela tinta e efeitos colaterais da inalação de solventes da tinta. O principal culpado de todas estas doenças é o solvente alérgico usado para produzir a tinta permanente.

Outras pessoas estão lendo

Envenenamento pela tinta

Apesar de não ser uma ameaça imediata, a ingestão de tinta dos marcadores pode causar envenenamento. O xileno químico é uma substância venenosa e seu uso nos marcadores pode causar o envenenamento, que raramente é fatal devido à quantidade pequena utilizada. A idade, peso e outras condições médicas da pessoa podem afetar a severidade do envenenamento, que ocorre quando a tinta entra em contato com os olhos ou mucosa. Estas superfícies logo tornam-se irritadas e recomenda-se a busca por auxílio médico o mais rápido possível. O tratamento geralmente envolve a lavagem para remoção da tinta dos olhos e da pele. Se a tinta for engolida, os médicos não recomendam o vômito a menos que seja indicado pelo controle de envenenamento ou por um profissional de saúde.

Desenvolvimento de alergias

Os solventes orgânicos nos marcadores pode causar alergias, que podem aumentar com a exposição constante à tinta dos produtos. Mesmo que nenhuma reação seja notada em princípio, após uma exposição sua pele já torna-se sensível aos químicos e esta sensibilidade aumenta com o tempo. A sensibilidade química afeta 10% da população atualmente, embora estes números possam aumentar com o tempo.

Inalação de solvente

A inalação abusiva é o maior perigo associado aos marcadores permanentes. Para drogarem-se, as pessoas inalam os solventes orgânicos dos marcadores. O efeito é o mesmo do consumo de álcool: euforia e redução da inibição e, em doses mais altas, pode até causar alucinações. Efeitos a curto prazo incluem náusea, perda de memória, visão turva e duram entre 15 e 45 minutos após a inalação. Os efeitos a longo prazo são muito mais severos e incluem o dano permanente ao cérebro, fígado, rins e medula óssea, perda da audição, aumento da frequência cardíaca e espasmos nos braços e pernas. Usuários de primeira viagem também podem experimentar risco de morte súbita. Mulheres grávidas correm o risco de causar danos aos bebês se inalarem durante a gravidez.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media