Mais
×

Quais são os sintomas da tosse de fumante?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A tosse pode ser um problema incomodo que muitos fumantes enfrentam. Ela ocorre quando um tosse persistente, geralmente nas primeiras horas da manhã, está presente naqueles que fumam regularmente há um longo período de tempo. Esses são os sintomas claros - e perigos em potencial - da tosse de fumante, junto com maneiras de tratar esse problema.

A melhor maneira de evitar a tosse é dizer não ao cigarro (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Como ocorre

A tosse de fumantes acontece devido ao dano dos cílios, pequenas fibras dentro da traqueia e dos tubos bronquiais, que são responsáveis por ajudar a liberar fleuma do sistema respiratório. Enquanto esses cílios são danificados, muitas das toxinas são introduzidas no sistema através dos cigarros e a fleuma passa a se acumular. Embora alguns cílios possam ser reparados durante a noite, de manhã a tosse de fumante pode expelir aquela fleuma que se acumulou, já que os cílios estavam danificados. Eventualmente, com o tempo, os cílios serão destruídos pela fumaça do cigarro, o que pode levar a problemas pulmonares e respiratórios ainda piores.

Tosse matinal

O sinal mais evidente da tosse de fumante é a sua ocorrência matinal. Isso ocorre dado o excesso de muco e toxinas acumulados no sistema durante a noite e a inabilidade dos cílios de removerem-nas adequadamente como deveriam. Sendo assim, um fumante crônico geralmente irá acordar com uma tosse devido a irritação causada por esses excessos.

Tosse com a produção de fleuma

Junto com a tosse matinal, outro sinal de uma tosse de fumante severa é a produção de muco e fleuma. Embora esteja presente em tosses matinais, em alguns casos de fumantes crônicos, essa tosse produtiva pode acontecer ao longo do dia. Algumas vezes o muco irá parecer escuro devido às toxinas encontradas na fumaça do cigarro.

Rouquidão e pigarro

Outro possível sinal de que uma pessoa tem a tosse de fumante é a rouquidão da garganta enquanto fala ou ri. Isso é devido ao excesso de fleuma presente em suas gargantas, o que afeta as cordas vocais e o som da voz, causando uma rouquidão e um som áspero.

Perigos

O maior perigo da tosse de fumante é que ela pode levar a perigos maiores para a saúde. O primeiro problema é uma possível infecção respiratória, que você pode encarar como tosse de fumante. Como resultado, uma tosse prolongada pode levar a uma (ou ser uma) infecção, ou até mesmo, um câncer de pulmão. Se você suspeita estar com tose de fumante e continua fumando, vá a um médico que possa informá-lo sobre a gravidade da sua tosse e os possíveis tratamentos.

Tratamento

O melhor tratamento para a tosse de fumante é parar de fumar e, apesar de ser difícil, essa é a única forma eficaz de livrar-se desse persistente despertador matinal. Em muitos casos, as pessoas reclamam que tossem ainda mais quando deixam de fumar. Isso é apenas o sistema respiratório sendo ajustado ao novo ambiente e isso geralmente passa.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article