Mais
×

Como dizer às pessoas quais são suas qualidades?

Atualizado em 17 abril, 2017

Dizer às pessoas quais são suas qualidades as ajuda a se sentirem bem consigo mesmas. Também mostra que você as aprecia, o que facilita a construir relacionamentos. Além disso, dizer quais as boas características podem auxiliar as pessoas a aceitarem uma crítica construtiva, porque mostra que você valoriza suas contribuições e garante que não se sintam como um fracasso. No entanto, fazer isso pode ser um desafio, se você as elogiar muito, pode soar falso e as pessoas podem achar que você está tentando bajulá-las. Também pode ser difícil identificar as boas características nas pessoas.

Instruções

Elogiar mostra que você valoriza a outra pessoa (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Pense sobre o que você aprecia na outra pessoa. Por exemplo, talvez o seu amigo seja bom em animá-lo quando você está triste, ou seu colega de trabalho seja excelente para falar com os clientes.

  2. Relacione suas boas qualidades ou habilidades com um traço de caráter. Por exemplo, se a sua colega de trabalho é uma boa oradora, diga que ela é eloquente ou que você respeita sua confiança.

  3. Faça contato visual e sorria quando disser às pessoas sobre suas qualidades. Isso o ajuda a parece sincero e amigável.

  4. Dê exemplos de como você vê as qualidades de uma pessoa. Isso mostra que você já analisou o elogio e que fala sério. Por exemplo, não basta dizer à sua amiga que é generosa, diga que você admira como ela passa o tempo sendo voluntária no fim de semana.

  5. Evite elogiar em excesso. Elogios têm mais peso quando são específicos e são dados de bom grado.

Dicas

  • Se tiver problemas em dizer a alguém suas qualidades, escreva-as em um papel.
  • Certifique-se que você acredita no elogio que está dando. Não dê elogios que não sejam sinceros.
  • Sorria e agradeça quando alguém o elogiar. Não desvie ou evite elogios.

Aviso

  • Certifique-se de seus elogios sejam apropriados à situação. Por exemplo, seria inapropriado elogiar a atratividade física de sua colega de trabalho.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article