Como dizer às pessoas quais são suas qualidades?

Escrito por rebekah richards | Traduzido por luana santos
Como dizer às pessoas quais são suas qualidades?
Elogiar mostra que você valoriza a outra pessoa (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Dizer às pessoas quais são suas qualidades as ajuda a se sentirem bem consigo mesmas. Também mostra que você as aprecia, o que facilita a construir relacionamentos. Além disso, dizer quais as boas características podem auxiliar as pessoas a aceitarem uma crítica construtiva, porque mostra que você valoriza suas contribuições e garante que não se sintam como um fracasso. No entanto, fazer isso pode ser um desafio, se você as elogiar muito, pode soar falso e as pessoas podem achar que você está tentando bajulá-las. Também pode ser difícil identificar as boas características nas pessoas.

Instruções

  1. 1

    Pense sobre o que você aprecia na outra pessoa. Por exemplo, talvez o seu amigo seja bom em animá-lo quando você está triste, ou seu colega de trabalho seja excelente para falar com os clientes.

  2. 2

    Relacione suas boas qualidades ou habilidades com um traço de caráter. Por exemplo, se a sua colega de trabalho é uma boa oradora, diga que ela é eloquente ou que você respeita sua confiança.

  3. 3

    Faça contato visual e sorria quando disser às pessoas sobre suas qualidades. Isso o ajuda a parece sincero e amigável.

  4. 4

    Dê exemplos de como você vê as qualidades de uma pessoa. Isso mostra que você já analisou o elogio e que fala sério. Por exemplo, não basta dizer à sua amiga que é generosa, diga que você admira como ela passa o tempo sendo voluntária no fim de semana.

  5. 5

    Evite elogiar em excesso. Elogios têm mais peso quando são específicos e são dados de bom grado.

Dicas & Advertências

  • Se tiver problemas em dizer a alguém suas qualidades, escreva-as em um papel.
  • Certifique-se que você acredita no elogio que está dando. Não dê elogios que não sejam sinceros.
  • Sorria e agradeça quando alguém o elogiar. Não desvie ou evite elogios.
  • Certifique-se de seus elogios sejam apropriados à situação. Por exemplo, seria inapropriado elogiar a atratividade física de sua colega de trabalho.