Quantas calorias há em uma sopa caseira de vegetais?

Escrito por paula haefeli Google
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quantas calorias há em uma sopa caseira de vegetais?
As sopas de vegetais podem ser light ou calóricas, dependendo dos ingredientes (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Uma das grandes aliadas da dieta e da boa nutrição é a sopa de legumes e vegetais. Ela pode ajudar a emagrecer e manter a forma sem que você perca os nutrientes e as vitaminas necessárias para o bom funcionamento do seu corpo. Graças à grande possibilidade de combinação de legumes e verduras nos caldos, é possível experimentar sabores muito diferentes, assim como também obter mais ou menos calorias por cada prato consumido. Confira quantas calorias pode haver em uma sopa caseira de vegetais, desde as mais light até as opções mais "engordativas".

Outras pessoas estão lendo

Sopas de até 100 calorias

De fácil digestão e absorção de nutrientes, as sopas são de grande auxílio para as dietas, ainda mais se forem preparadas com ingredientes de baixa caloria e grande concentração de água. Há uma infinidade de opções na categoria de sopas caseiras light, que se mantêm abaixo de 100 kcal em uma porção de 200 ml (equivalente a um prato fundo). Entre elas, estão a sopa de batata, cenoura e repolho (60 kcal), de tomate e manjericão (50 kcal), sopa de pepino, beterraba ou agrião (70 kcal) e canja de vegetais com frango (80 kcal).

Quantas calorias há em uma sopa caseira de vegetais?
A sopa de tomate é uma opção light (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Sopas de até 200 calorias

A maior parte das sopas caseiras, com os ingredientes mais comuns, se encaixa na categoria entre 100 e 200 calorias. Em uma porção de 200 ml, o que equivale a um prato fundo comum, você pode se esbaldar e ainda manter a boa forma. Neste grupo, estão as seguintes sopas: sopa de ervilha (110 kcal), caldo verde sem paio (120 kcal), sopa de mandioquinha ou batata baroa (180 kcal), creme de palmito ou abóbora com creme de leite light (180 kcal) e sopa de legumes comum (190 kcal).

Quantas calorias há em uma sopa caseira de vegetais?
A sopa quentinha de ervilhas possui 110 kcal (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Sopas de até 300 calorias

Na terceira categoria, estão as sopas de até 300 kcal. Pode parecer muito, mas elas ainda em geral possuem um índice calórico mais baixo que de um prato de comida sólida. No entanto, tome cuidado para não consumir em excesso, ainda mais se a sopa for acompanhada de pães, massas e azeites ou servirem de entrada para um prato principal, que oferecerão muitas calorias extras. A sopa de feijão sem macarrão (210 kcal), sopa de lentilha (240 kcal) e a sopa de legumes com músculo (270 kcal) são alguns exemplos de sopas mais ricas em calorias.

Quantas calorias há em uma sopa caseira de vegetais?
A sopa de legumes com carne oferece maior índice calórico (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Sopas mais calóricas

Nesta categoria de sopas com mais de 300 kcal é preciso tomar bastante cuidado: se você repetir o prato, poderá chegar a consumir até um terço das calorias diárias recomendadas. Fique atento! As sopas calóricas caseiras, apesar de ainda mais saudáveis que a comida industrializada ou processada, podem causar ganho de peso ou atrapalhar o emagrecimento. Se você quiser emagrecer, evite a sopa de macarrão com feijão (350 kcal), caldo verde ou sopa de ervilha com linguiça e/ou bacon (350 kcal ou mais), cremes de legumes com creme de leite comum (300 kcal ou mais) e sopas de legumes com carnes embutidas (350 kcal). Essas delícias só de vez em quando!

Quantas calorias há em uma sopa caseira de vegetais?
Cuidado com as carnes embutidas e cremes. Elas podem sabotar sua dieta (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível