O que é a quinta dimensão?

Escrito por melanie jo triebel | Traduzido por ricardo soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é a quinta dimensão?
Os buracos negros em miniatura podem proporcionar evidências de uma quinta dimensão (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Visualizar a quinta dimensão está além das capacidades de muitos, até mesmo dos mais brilhantes e educados. Pensar no conceito de uma quinta dimensão, no entanto, pode ser uma experiência intrigante e esclarecedora. Isso é verdade, precisamente porque a natureza dessa quinta dimensão ainda não é claramente compreendida.

Outras pessoas estão lendo

As dimensões tradicionais

Durante séculos, os cientistas imaginaram o nosso universo como tridimensional. Essas três primeiras dimensões tradicionais são fáceis para um leigo visualizar. Uma dimensão é uma linha reta. Duas dimensões criam uma superfície plana (como uma imagem ou uma tela de televisão). Quando uma terceira dimensão é adicionada, você tem profundidade, como os objetos em nosso mundo.

A quarta dimensão

Na era moderna, cientistas como Einstein e Menkowitzcy estabeleceram que o nosso universo tinha uma quarta dimensão: o tempo. Ela é mais difícil para muitas pessoas visualizarem. Pode talvez ser melhor pensada visualizando sua cadeira favorita, sentada parada durante todo o curso do dia. Em vários momentos, o espaço acima de sua cadeira será ocupado apenas por ar, por uma pessoa ou outra, ou por vários pacotes. Assim, a quarta dimensão do tempo determina o que estará presente nessa pequena porção da realidade tridimensional.

Definindo a quinta dimensão

Nos últimos anos, muitos tiveram a hipótese de que outras dimensões existem, que os seres humanos ainda não aprenderam a compreender. Entretanto, não há nenhum acordo sobre a definição da quinta dimensão, pois os cientistas ainda não a entendem completamente. Ela tem sido chamada por muitos nomes, incluindo o espaço-tempo, o contínuo espaço-tempo, o grau de distorção do espaço-tempo e até mesmo universos paralelos. O próprio Einstein, quando apresentou pela primeira vez uma quinta dimensão, tentou ajudar os outros a visualizá-la por analogias do universo de quatro dimensões com uma folha de borracha, que pode ser esticada ou espremida, enrolada ou achatada pela força desconhecida dessa quinta dimensão. Outros conceituaram a quinta dimensão comparando o nosso universo tetradimensional como uma espécie de membrana cercada por outras realidades, em que as partículas e forças possam se mover sob as condições certas.

Encontrando a quinta dimensão

Os cientistas esperam que quando forem finalmente capazes de identificar e visualizar a quinta dimensão, ela responderá a alguns dos enigmas do universo físico como agora o entendemos. Esses enigmas incluem a questão de por que a gravidade é uma força mais leve do que outras forças naturais fundamentais. Os cientistas agora estão explorando diferentes meios para provar e evidenciar a quinta dimensão, na esperança de resolver esses enigmas. Um meio sendo experimentado é a medição da força da gravidade sobre uma área extremamente pequena (um milímetro ou menos), à procura de anomalias. Em uma área relacionada, a tecnologia agora está chegando online através do Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser (Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory) que pode permitir aos cientistas detectarem ondas gravitacionais pela primeira vez, um fenômeno previsto por Einstein como evidência da quinta dimensão, mas ainda não observado. Os cientistas também esperam que quando o último acelerador de partículas, o Grande Colisor de Hádrons, venha online, eles sejam capazes de detectar partículas que se deslocam em dimensões extras. Finalmente, eles esperam que uma nova sonda, o telescópio espacial de raios gama, permita que se detecte buracos negros em miniatura, observando explosões de raios gama, o que também forneceria evidência de uma quinta dimensão.

Espiritualidade e quinta dimensão

Junto com esses cientistas, a imaginação de filósofos e teólogos foi capturada pela possibilidade de uma quinta dimensão. A própria ideia de uma força indefinida e inexplicável agindo no mundo físico chama a atenção daqueles que acreditam em um poder superior. Assim como as religiões, as interpretações variam. Alguns indivíduos sugerem que a quinta dimensão é Deus e outros se referem à quinta dimensão simplesmente como a camada da criação, um lugar onde nosso mundo físico pode tocar o eterno. Do cristianismo ao misticismo, pensadores religiosos e escritores também debateram a definição adequada da quinta dimensão.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível