Mais
×

Como quitar o cartão de crédito atrasado com uma parcela baixa

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Quitar a fatura atrasada do cartão de crédito com uma parcela baixa exige uma negociação com o banco. Isso deve ser feito se não há recursos para o pagamento total da fatura. Posteriormente é possível quitar toda a dívida e ficar sem nenhum parcelamento. Entretanto, nem todos os credores permitem este tipo de negociação.

Instruções

A negociação da dívida é uma técnica para gerenciar as dívidas de cartões de crédito (Rayes/Photodisc/Getty Images)
  1. Fale com o credor antes que ele cobre a dívida, pois negociações para redução do pagamento são muito mais difíceis quando o credor aciona a cobrança. Por isso, seja rápido e negocie um pagamento menor antes que a fatura fique mais de seis meses atrasada.

    A negociação deve ser feita antes do sexto mês de atraso (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)
  2. Analise seu orçamento pessoal e verifique quanto é possível pagar. Se a dívida for de R$ 6.000,00, verifique a possibilidade de quitar 50 por cento da dívida, ou R$ 3.000,00. O credor pode aceitar sua proposta ou pedir um pagamento maior.

    Analise o seu orçamento para estimar a quantia da dívida a ser paga (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
  3. Prove que não é possível pagar a dívida toda. Antes de aceitar sua proposta, o credor fará uma análise de suas despesas e receitas. Ele poderá rejeitar sua proposta se concluir que você tem condições de quitar todo o débito.

    O credor poderá negar sua proposta se ele concluir que sua renda é suficiente para quitar a dívida toda (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)
  4. Fique em dia com seus pagamentos. Os credores provavelmente proporão um parcelamento da dívida para sanar o débito, se eles aceitarem a proposta de saneamento da dívida. Faça pagamentos regulares e não aceite um parcelamento mensal se efetivamente não for possível pagá-los.

    Planeje bem os pagamentos e aceite apenas a proposta que for compatível com seu orçamento (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Dicas

  • Se você estiver pensando em não pagar a dívida, o credor pode concordar com uma negociação para recuperar uma parte da dívida.

Aviso

  • O parcelamento de dívidas pode prejudicar sua avaliação de risco em análises de crédito.

O que você precisa

  • Calculadora
  • Telefone
  • Faturas de cartões de crédito
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article