Rack para exercícios feitos em casa

Escrito por james rutter | Traduzido por gilber de oliveira sousa
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Rack para exercícios feitos em casa
Um rack feito em casa pode ser o primeiro de outros equipamentos de exercício de sua casa (Man working hard in the gym - portrait image by Elzbieta Sekowska from Fotolia.com)

Os racks de exercício permitem que as pessoas realizem uma série de exercícios (como agachamentos e prensas aéreas) com segurança, pois as barras aguentam o peso. Possuir um rack desse tipo permite a um indivíduo exercitar-se em seu próprio horário e em sua casa e, ainda, fugir das mensalidades em academias, então alguns optam por construir seus racks para, assim, ter suas próprias academias.

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Dimensões e complexidade

Os racks padrão encontrados na maioria das academias são constituídos por quatro vigas verticais ligadas por pranchas horizontais na parte superior e na parte inferior, com barras móveis que podem ser inseridas em diferentes alturas.

No entanto, um rack mais simples para sua casa pode ser constituído por um par de cavaletes e um par de suportes. É possível construí-lo a partir de tubos de duas polegadas de diâmetro com um gancho em J soldado na extremidade superior e na extremidade inferior, cimentados em um pneu de pequeno diâmetro.

Para construir um que se pareça mais com o equipamento encontrado nas academias, você poderá obter as medições de um catálogo online. Por exemplo, a Body-Solid faz racks que têm 2,1 metros de altura. As pessoas que não precisam de um suporte que lhes permita executar pull-ups ou agachamentos podem optar por uma altura menor. Certifique-se de que o que você construir caberá dentro da área em que você pretende se exercitar. E se você planeja usar uma barra padrão, não construa um rack que seja muito pequeno ou muito grande para acomodá-la.

Pessoas mais altas ou mais pesadas podem querer alterar as dimensões para o seu tamanho corporal. Tenha em mente que, se você usar madeira ou metal, vai perder um pouco de espaço interior no rack, nos pontos em que as vigas se encontram. Além disso, ao projetar e construir seu rack, lembre-se de que você vai precisar de espaço suficiente para mover os pés para dentro e para fora quando levantar o peso.

Por fim, você vai precisar construir um rack que lhe permita exercitar-se sem se sentir apertado e que permita apoiar os pesos sobre os pinos de apoio sem riscos.

Escolhendo o material

A primeira escolha que você terá que fazer é se o rack será feito principalmente de madeira ou metal. Se você usar madeira, certifique-se de comprar o material compensado e tratado com dimensões suficientes (quatro por quatro), que não vai se rachar ou quebrar com a quantidade de peso que você usará durante os exercícios. Além disso, se você for construir com madeira, considere o uso de peças de metal para todas as articulações, pois estas são mais duráveis, e considere também o uso de barras de metal para as barras horizontais móveis nas quais você vai levantar o peso, uma vez que estas são mais resistentes.

Se optar por construir um rack de metal, você pode comprar o mesmo material usado em andaimes comerciais. Esses tubos aguentam 900 Kg (apesar das duas polegadas e meio de diâmetro, um calibre 11 deve ser suficiente). Enquanto estiver construindo, utilize parafusos para manter todas as partes juntas. Isso irá lhe fornecer um rack mais durável do que se você tivesse soldado todas as articulações em conjunto.

Como algumas pessoas usam mais de 400 Kg ao levantar pesos parcialmente, você deve construir um rack que seja seguro e que não quebre.

Como construir o rack

Muitos entusiastas do universo fitness têm compartilhado detalhes passo a passo, incluindo esquemas, para a construção de seu rack próprio (ver links nas referências).

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