Rangidos em máquinas de lavar roupas

Escrito por renee miller | Traduzido por ivan st. clair
Rangidos em máquinas de lavar roupas
Uma máquina de lavar nova pode ranger (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Uma máquina de lavar roupas rangendo pode ser facilmente consertada. O problema pode ser simples como algo preso nos mecanismos ou uma tela suja. Por outro lado, isso pode indicar que a máquina precisa ser consertada. Se a máquina estiver em boas condições e com a manutenção em dia, rangidos podem ser consertados sem a ajuda de um profissional.

Máquina nova

Rangidos em uma máquina nova não são raros. A GE recomenda deixar a máquina rodar cinco ciclos de lavagem completos. O rangido deve sumir conforme a máquina se "acostuma" a funcionar. Se o rangido ocorrer em uma máquina mais antiga, isso pode significar que um componente está gasto ou quebrado.

Objetos soltos na bacia

Objetos rígidos como canetas, arames de sutiãs ou botões podem ficar presos na bacia da máquina, rangendo enquanto ela funciona. Normalmente, isso é percebido durante o ciclo de centrífuga. O objeto pode estar preso sob o agitador, onde não pode ser visto. Inspecione a bacia e verifique as instruções do fabricante para a remoção do agitador. Na maioria dos modelos há um parafuso sobre o agitador que deve ser removido antes que a metade de cima do componente possa ser puxada para fora. Solte o segundo parafuso para remover a parte inferior, de forma a adquirir uma visão desimpedida do que caiu sob a base da máquina.

Rangidos no ciclo de lavagem e de centrífuga

Algumas máquinas de lavar usam um sistema de transmissão direta, o que significa que motor e transmissão são conectados por um acoplador. Esse acoplador é feito de plástico e borracha e funciona como uma correia. Com o tempo ele se desgasta e quebra e isso pode resultar em um rangido durante os ciclos de lavagem e centrífuga. Em modelos que não usam esse sistema, um estator de freio desgastado ou sujo pode causar rangidos durante o ciclo da máquina. Normalmente, esses problemas não irão afetar o funcionamento da máquina, mas o barulho pode ficar bem alto, portanto, recomenda-se a substituição ou conserto dessas peças.

Rangidos durante o enchimento

Rangidos e guinchos durante o enchimento da máquina indicam que a pressão da água está alta demais. Ajuste as válvulas de água quente e fria e tente encher a máquina de novo. Se o barulho diminuir, mas persistir, a pressão da água em sua casa está alta demais. Para corrigir isso, será preciso contratar um encanador. Se o barulho não mudar, as telas da válvula de água podem estar causando o problema. Para verificá-las, desligue a máquina e corte o abastecimento de água. Remova as mangueiras da traseira da máquina e coloque-as em um balde. O ponto de conexão dessas mangueiras com a máquina é a válvula de água. Dentro dessas conexões estão as telas, que podem ser retiradas suavemente com uma chave de fenda. Se forem de plástico, use um alicate de bico para puxar. Se elas estiverem danificadas, substitua-as. Se estiverem apenas sujas, limpe-as com água morna, esfregando acúmulos de sujeira com uma escova de dentes macia. Reinstale as telas e conecte as mangueiras novamente. Abra o abastecimento de água e encha a máquina. Se a válvula for a fonte do problema, então os rangidos não devem ocorrer.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível