×
Loading ...

Por que a bomba da piscina não liga?

Atualizado em 03 agosto, 2018

A função da bomba da piscina é manter a água limpa -- depois de retirar a água por um canal afluente, ela libera um líquido por meio de um filtro e um impulsor rotativo, que empurra a água por esse filtro de volta para a piscina, por um canal efluente. Contudo, antes disso tudo acontecer, ela deve ser ligada. Os modelos podem variar, mas existem algumas dicas universais que podem lhe ajudar a determinar se há algum problema que as impede de funcionar.

Se a bomba não funcionar, a piscina ficará suja (Johnny Habell/iStock/Getty Images)

Problemas elétricos

Se a bomba não puder ser ligada, o problema pode estar em uma queda de energia. Primeiro, verifique se ela está na posição "on" (ligado). Depois, veja se há algum fusível queimado ou disjuntor desarmado na caixa de luz da casa. Normalmente, essas bombas funcionam com tomadas 220V, portanto, se ela estiver ligada em uma de 110V, você pode ouvir o motor zumbindo, mas sem ligar. Durante ondas de calor, pode haver quedas de energia, então entre em contato com a empresa de eletricidade para verificar se o problema está na bomba ou no fornecimento de energia.

Loading...

Limpe possíveis obstruções

Se o impulsor estiver obstruído, a bomba pode não funcionar. Para resolver isso, desligue-a da tomada, abra a tampa do filtro e remova-o. Retire qualquer detrito visível do impulsor até que ele possa girar sem problemas. Se conseguir sentir alguma obstrução, mas não conseguir removê-la, entre em contato com um técnico de piscinas para desmontar a bomba e limpar ou consertar o impulsor.

Outros problemas

Se sua bomba tiver um cronômetro, verifique se ele está funcionando e se o ciclo é o que você deseja; do contrário, ela não funcionará. Se o tempo estiver muito quente, pode haver um superaquecimento, que fará com que ela pare de funcionar. Se esse for o seu caso, deixe-a esfriar antes de ligá-la novamente. Seguindo as instruções do passo anterior, limpe as aberturas de entrada de ar se houver alguma sujeira, para resolver o problema do superaquecimento, que, muitas vezes, causa o desligamento da bomba no meio do ciclo.

Além do básico

Se esses procedimentos de praxe não resolverem seu problema, verifique o manual da bomba para uma abordagem mais específica. Se ainda assim ela não ligar, entre em contato com o fabricante ou com a autorizada mais próxima. Alguns problemas, como rolamentos corroídos ou falhas no capacitor ignitor -- normalmente indicados por vazamento de óleo ou pós brancos -- requerem consertos profissionais.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...