Razões para uma embreagem de motocicleta estar escorregando

Escrito por chris gilliland Google | Traduzido por ludmyla dias
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Razões para uma embreagem de motocicleta estar escorregando
Causas do deslizamento da embreagem (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Embreagens de motocicletas são compostas por uma série de placas de fricção, que são utilizadas ​​para engatar e desengatar o mecanismo de transmissão a partir do guidom. Um deslizamento da embreagem ocorre quando as placas de atrito não podem se envolver completamente, permitindo que o guidom gire em um ritmo diferente das placas de fricção. O deslizamento da embreagem é geralmente um resultado de ajustes ou de desgaste impróprios.

Outras pessoas estão lendo

Controles de embreagem mal regulados

A maioria das motos utiliza um cabo de aço para engatar e desengatar a embreagem a partir do transporte através de um braço de acionamento construído na tampa do mecanismo de embreagem. Um conjunto de ajustadores nas extremidades do cabo determina a amplitude de movimento do braço do atuador. A embreagem pode ser realizada em um estado parcialmente comprometido, se o cabo for ajustado com muita força, permitindo que a embreagem escorregue. Diminuir a tensão do cabo, usando o regulador mais próximo do braço atuador, permitirá que a embreagem envolva completamente. Por outro lado, algumas motocicletas usam a embreagem acionada hidraulicamente no lugar de uma instalação de cabo de aço. Problemas semelhantes podem ocorrer se o ar ou a umidade se infiltrar pelo fluido de freio do cilindro mestre da embreagem, reduzindo a pressão hidráulica necessária para desengatar a transmissão da embreagem. O fluido deve ser drenado e substituído por fluido fresco, para restaurar a pressão no interior do circuito hidráulico.

Tipos de óleos incorretos

Com exceção da maioria das motos Ducati, que são equipadas com a embreagem do tipo seca, a maioria das garras das motos é banhada em óleo, para reduzir o desgaste. Usar um tipo de óleo diferente do que o que é especificado pelo fabricante pode ter efeitos adversos sobre o funcionamento da embreagem. Isso é especialmente verdadeiro se você estiver usando um óleo específico que não é para motocicleta. A maioria dos óleos automotivos contém aditivos redutores de fricção que são benéficos para carros ou motores de caminhão. No entanto, esses aditivos interferirão nas placas de fricção da embreagem e farão com que a embreagem escorregue. Alternativamente, o deslizamento da embreagem pode ocorrer se houver muito óleo no motor ou na transmissão. Escorra o óleo existente e substitua-o com o tipo de óleo adequado e a quantidade indicada pelo manual do proprietário da motocicleta, se acredita que a embreagem esteja relacionada com o óleo.

Molas da embreagem enfraquecidas

Um conjunto de molas alojadas dentro de uma cesta de embreagem da motocicleta é usado ​​para empurrar a embreagem de volta para seu estado totalmente engajado. Ao longo do tempo, as molas podem enfraquecer e impedir a embreagem de regressar depois de ter sido completamente desengatada. As molas devem ser removidas e visualmente inspecionadas, para determinar se estão dentro das especificações reparadas listados no manual de serviço da fábrica publicado pelo fabricante da sua moto. Se as molas estiverem além do limite, você deve substituí-las como um novo conjunto. Essa condição é mais comum entre motocicletas com alta quilometragem, mas também pode ocorrer com o uso de alto desempenho frequente.

Placas de embreagem gastas

As placas de embreagem e fricção da embreagem usadas ​​por uma motocicleta são classificadas como consumíveis com vida útil finita, semelhante aos componentes de freio. As placas ficam gradualmente finas enquanto o tempo passa, até que já não possam fornecer o atrito necessário para aderir ao guidom do motor. Placas de embreagem podem fornecer de 48 mil km a 80 mil km de um serviço confiável, se bem cuidadas. No entanto, corridas e outras atividades de alto desempenho podem causar o desgaste prematuro da placa da embreagem. Exceto que as outras possíveis causas forem descartadas (ou seja, ajustes de controle de embreagem, molas enfraquecidas e tipos de óleo inadequado), você precisará remover e inspecionar as placas da embreagem. Substitua todas as placas da embreagem, se for o caso e elas estiverem abaixo das especificações mínimas de espessura listadas no manual de serviço da fábrica da sua motocicleta.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível