Mais
×

Como fazer reações químicas com bicarbonato de sódio

Atualizado em 17 abril, 2017

Considerado por muitos um composto milagroso, o bicarbonato de sódio possui inúmeras aplicações em casa. No entanto, você vai se surpreender com quantas aplicações do dia a dia são baseadas em reações químicas com outras substâncias. Descubra os segredos misturando-o com outros ingredientes comuns. Você vai presenciar uma grande variedade de propriedades químicas, além de criar alguns agentes de limpeza, remédios e receitas no processo.

Instruções

Misture componentes para obter reações químicas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

    Solução alcalina na água

  1. Adicione uma pitada de bicarbonato de sódio em uma xícara de água. Fique atento a pequenas bolhas. Esse é o resultado final de uma cadeia de reações das moléculas do bicarbonato de sódio quebrando e dissolvendo na água. As bolhas são dióxido de carbono, um dos produtos finais dessa reação. Procure mais informações sobre essa reação na seção de recursos abaixo.

  2. Misture uma colher de chá de bicarbonato de sódio em uma xícara de água. Teste com papel de pH se desejar; essa solução vai ser alcalina, pois contém hidróxido e íons de carbonato.

  3. Use a solução alcalina para neutralizar efeitos ácidos: beba para remediar a azia ou dor de estômago devido a alimentos ácidos.

    Reações com compostos ácidos

  1. Encha uma vasilha que não seja de metal com 1/4 de xícara de um líquido ácido. Tente ácidos comuns da cozinha, como suco de limão ou vinagre, que vai produzir uma reação vigorosa.

  2. Adicione uma colher de sopa de bicarbonato de sódio ao líquido ácido.

  3. A solução vai borbulhar e efervescer imediatamente, soltando dióxido de carbono. Veja a seção de recursos abaixo para mais informações sobre essa reação química.

    Decomposição térmica

  1. Ache uma receita que inclua bicarbonato de sódio na massa, como biscoitos, bolos, pães, etc.

  2. Misture a massa e asse conforme a receita.

  3. Observe a massa crescer com o calor. Isso acontece devido à decomposição térmica, uma reação que faz o bicarbonato de sódio liberar dióxido de carbono quando é aquecido, formando bolhas de ar na mistura e fazendo-a crescer.

    Reações com metais

  1. Pegue alguns talheres de prata manchados. A prata mancha quando reage com o sulfureto de hidrogênio no ar, e uma camada de sulfureto de prata se forma na superfície.

  2. Coloque papel alumínio no fundo de uma panela e encha com água fervente e uma ou duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

  3. Adicione os talheres. O bicarbonato de sódio vai reagir com o alumínio e o sulfureto de prata, soltando as partículas de enxofre e removendo as manchas da superfície. Veja a seção de recursos abaixo para mais informações sobre essa reação química.

    Saponificação

  1. Despeje algumas colheres de sopa de bicarbonato de sódio em uma panela engordurada.

  2. Adicione água e deixe ferver em fogo alto. Quando o bicarbonato de sódio aquecer, ele vai reagir com a gordura na panela para formar glicerina, o componente base do sabão. Esse processo é denominado de saponificação. Veja a seção de recursos abaixo para mais detalhes sobre essa reação química.

  3. Deixe a panela de lado para que resfrie. Você vai perceber que a gordura sai facilmente da panela agora, e as gorduras sólidas ficam opacas, com consistência de sabão quando resfriadas.

Aviso

  • Sempre ventile bem a área onde se trata a prata. A reação vai soltar enxofre no ar.

O que você precisa

  • Bicarbonato de sódio
  • Água
  • Vinagre (ou suco de limão)
  • Ingredientes para a receita (veja a seção de decomposição térmica)
  • Talheres manchados
  • Papel alumínio
  • Panela de cozinha engordurada
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article