Reações químicas caseiras

Escrito por laurel brown | Traduzido por rubia fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Reações químicas caseiras
As reações química também podem ser feitas em casa (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Você não precisa comprar equipamentos químicos extravagantes e caros para fazer experimentos. Pelo contrário, você pode usar ingredientes encontrados em casa ou que podem ser facilmente encontrados em uma loja. A maioria das famílias tem vários produtos químicos à disposição e muitos deles tem a vantagem de serem relativamente seguros e estáveis. Mesmo que a segurança seja sempre uma preocupação, você ainda pode fazer reações químicas caseiras.

Química em casa

Antes de ir comprar reagentes químicos, procure em casa por ingredientes que possam ser usados em experimentos. Itens como comprimidos antiácidos que dissolvem em água, bicarbonato de sódio, sabonete, sucos e produtos de limpeza são excelentes candidatos a ser usados em reações químicas.

Também existem muitos itens químicos que você pode achar facilmente em uma loja. Palha de aço, usada para esfregar, tem excelentes usos para experimentos científicos. Você pode comprar gelo seco, que é dióxido de carbono congelado, em muitas lojas, principalmente em lojas de artigos de festa.

Não saia misturando os ingredientes. Algumas substâncias, até mesmo as comuns e aparentemente seguras, podem criar líquidos e gases potencialmente perigosos durante a reação. Olhe os manuais de segurança antes de criar uma reação entre duas novas substâncias. Se elas forem incompatíveis, não as misture para criar uma reação e descarte-as juntas (mesmo que seja através da pia). Os resultados, incluindo ácidos corrosivos, gases tóxicos e até explosões, podem ser perigosos para o meio ambiente e para sua saúde.

Reação ácido-base

Você pode fazer uma reação ácido-base segura e divertida ao usar vinagre, bicarbonato de sódio e uma garrafa plástica. Encha a garrafa parcialmente com vinagre. Coloque uma colher de bicarbonato de sódio no vinagre e observe o resultado. A mistura vai começar a espumar e criar bolhas. Adicione mais bicarbonato de sódio e continue observando. Para uma reviravolta divertida no experimento, misture uma pequena quantidade de detergente e assista a explosão de bolhas.

Este experimento funciona porque o vinagre é uma substância ácida e o bicarbonato de sódio é uma substância básica. Quando um ácido e uma base se encontram, eles causam uma reação de neutralização que produz água e um novo composto. No caso do vinagre e do bicarbonato de sódio, um dos produtos é o gás dióxido de carbono, que é responsável pelas bolhas. Você também pode fazer um indicador de pH caseiro neste experimento para observar as mudanças no pH enquanto o ácido do vinagre é neutralizado. Adicione suco de repolho roxo e veja a mudança do vermelho (indicando que é um ácido) para o roxo (substância neutra) e para o esverdeado (uma base) com a adição do bicarbonato de sódio.

Calor da Palha de Aço

Coloque um pequeno pedaço de palha de aço em uma jarra com um termômetro e veja a temperatura. Retire a palha de aço e mergulhe-a no vinagre por um ou dois minutos. Esprema o vinagre e coloque a palha de aço de volta no jarro, colocando o termômetro nela. Feche a tampa da jarra e observe o termômetro durante os próximos cinco minutos.

Neste caso, o vinagre reage com a superfície da palha de aço, removendo quaisquer coberturas superficiais e fazendo o ferro, presente na palha de aço, começar a enferrujar. A ferrugem é a reação do material (neste caso o ferro) com o oxigênio do ar. O processo químico tem como produto o calor. Se você deixar a palha de aço por alguns dias, você vai começar a ver sinais de outro tipo de reação química: mudança de cor, conforme a palha de aço vai de cinza prateado ao marrom acobreado.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível