Reaproveitamento do ouro de CPUs

Escrito por mike marcoe | Traduzido por felipe oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Computadores e componentes eletrônicos possuem ouro e outros metais preciosos em suas composições. Como o preço de metais preciosos subiu, reciclar computadores e dispositivos eletrônicos por conta do ouro, da prata e da platina que os compõem tornou-se um passatempo de muitos. A busca e recuperação de ouro nunca foi tão segura e simples. Recuperar ouro de CPUs é uma tendência que requer segurança e conhecimento.

Outras pessoas estão lendo

Ouro em Computadores e Eletrônicos

Sendo o ouro um metal não corrosivo e que conduz eletricidade, é usado em circuitos de computadores e em quase todos os tipos de aparelhos eletrônicos. A maior parte do ouro em computadores se concentra no chip da CPU. Entretanto, quase todas as partes douradas vistas dentro de um computador são apenas outros metais revestidos de ouro. Muitos chips recentes não são mais pintados de ouro por fora, mas ainda contêm muito do mineral em seu interior por conta da condução elétrica.

Também há outros tipos de metais preciosos utilizados em circuitos de computadores. Platina, prata e cobre também auxiliam na condução de eletricidade no interior de computadores e aparelhos modernos.

Quanto mais antigo o computador ou aparelho, maior a quantidade de ouro usada em camadas. Por exemplo, ao observar uma memória RAM, é possível perceber que as trilhas são revestidas de ouro. Alguns pensam que há uma maneira segura e fácil de se extrair o outro e os demais metais preciosos dos circuitos de computadores após a máquina, ou parte dela, não estar mais em uso, porém não é tão simples quanto parece.

Outros aparelhos eletrônicos que incluem contatos ou trilhas de ouro são telefones celulares e telefones, torradeiras e lâmpadas antigas (algumas sendo até revestidas de ouro por fora de forma decorativa).

Reciclagem x Recuperação

Reciclar é bom para o meio ambiente. Entretanto, para reciclar ouro e outros metais preciosos a partir de computadores e aparelhos eletrônicos, é preciso fazer uso de substâncias tóxicas. Os plásticos utilizados para montar e gravar o ouro e outros componentes do circuito são tóxicos após destruídos.

Devido aos perigos envolvidos em reciclar computadores e componentes eletrônicos e os gastos envolvidos, muitas companhias de reciclagem decidiram não mais aceitá-los. Algumas lojas de recuperação de metais decidiram se especializar em recuperação de metais de computadores e aparelhos eletrônicos; entretanto, eles exigem um peso mínimo em circuitos, e também cobram taxas.

Muitas pessoas decidiram recuperar o ouro de computadores e sucatas por si próprias. Há diversos kits, procedimentos e fórmulas que instruem pessoas a extraírem ouro das CPUs, porém carecem de eficácia e segurança.

Cianeto é usado na recuperação de metais preciosos, mesmo em casa, e conforme divulgado por Evan Shamoon no website Switched.com, há casos de pessoas que morreram tentando extrair pequenos pedaços de ouro das CPUs (ver Referências).

Perigos à saúde

Cianeto é extremamente tóxico. Mesmo uma pequena porção em contato com a pele ou ingerida pode causar parada respiratória e morte. Há tratamentos disponíveis em emergências de hospitais, se houver a possibilidade de chamar uma ambulância e tempo hábil para chegar lá; entretanto, é raro. Recuperação de ouro de CPUs de casa é um hobby muito perigoso que não deveria ser adotado sem pensar duas vezes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível