Receitas de óleos essenciais usados na aromaterapia

Escrito por heather m. moss | Traduzido por helmir soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Receitas de óleos essenciais usados na aromaterapia
Como usar os óleos essenciais na aromaterapia (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Os óleos essenciais podem ser usados individualmente ou misturados para satisfazer as necessidades específicas, de maneira a melhorar a saúde física, mental e emocional através da aromaterapia. A maioria dos óleos essenciais são extraídos de plantas e transportam a "essência" ou cheiro da planta de onde é extraída. Os óleos essenciais podem ser vaporizados em queimadores de óleo, diluídos e aplicados diretamente na pele, misturados com água de banho ou, até mesmo, em cremes e xampus.

Outras pessoas estão lendo

Relaxamento

Uma boa maneira de usar óleos essenciais para relaxamento é através da massagem. Adicionar quatro gotas de lavanda, quatro de rosewood (jacarandá) e duas gotas de laranja doce em óleo de amêndoa doce faz um óleo de massagem fragrante e calmante. A madeira de cedro também pode ser acrescentada ou substituída para o mesmo efeito, sem provocar sonolência, às vezes associada à lavanda. Se você verter duas gostas de jasmim, três de tangerina e uma de ylang ylang na água do banho quente, terá também uma experiência relaxante.

Alívio do estresse

A aromaterapia também cura a tensão que se espalha no seu corpo. Os óleos de bergamot, olíbano (frankincense), cidreira e sândalo podem ser misturados com óleo de amêndoa para usar em massagens ou diluídos em água para utilizar em um difusor a óleo. Aplicar o óleo de hortelã diretamente nos pontos de tensão também alivia, assim como fazer a inalação. Uma técnica ótima para a inalação de hortelã é colocar uma gota na palma das mãos, esfregá-las, cobrir seu nariz com elas e inalar profundamente esse óleo.

Sono

Existem muitos óleos essenciais que promovem uma boa noite de sono. Três gotas de lavanda misturadas com uma de óleo de sálvia podem ser aplicados diretamente em seu travesseiro, sendo que a mesma combinação de óleos poderá ser misturada com uma colher de chá de creme de banho acrescentada na água quente. A camomila também é um óleo tradicional usado para encorajar o sono e pode ser misturada com a lavanda em partes iguais ou usada sozinha. Adicionar esse óleos em um vaporizador será benéfico quando você estiver doente.

Energia

Embora a aromaterapia seja uma prática popular para relaxar, muitos óleos essenciais também são ideais para maximizar o humor e a energia. Três gotas de gengibre misturado com duas de toranja em um gel de banho sem cheiro ou em água quente pode melhorar seu humor. A hortelã, o limão e o olíbano misturados em partes iguais, adicionados em um creme sem cheiro fornecem um aumento de energia durante o dia. Esses óleos podem ser aplicados diretamente na pele, por inalação ou em um difusor de óleo para obter uma experiência aromaterápica mais intensa.

Considerações

O óleo de amêndoa é uma base disponível e barata para você usar, mas poderá utilizar qualquer outro óleo, feito a partir de nozes e legumes, como o de azeite de oliva, girassol e de sementes de uvas. Misturar os óleos antes de adicioná-los em um queimador de óleo produz melhores resultados do que acrescentá-los depois. Ao usar a aromaterapia em crianças, dilua os óleos e pesquise para saber se esses produtos são seguros para elas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível