Como recompensar as crianças por bom comportamento sem usar comida

Escrito por lynda van kuren | Traduzido por juliana ferreira dos anjos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como recompensar as crianças por bom comportamento sem usar comida
Colocar quadros de recompensa em um local visível, como a geladeira, ajuda a reforçar o comportamento (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

O reforço positivo é um método eficaz para ajudar as crianças a aprender e usar os comportamentos positivos. Quando elas são recompensadas imediatamente e com entusiasmo pelo comportamento desejado, elas o repetem. Com reforço positivo, os adultos ajudam a construir a autoestima das crianças. Através de alguns métodos de reforço positivo, as crianças podem também aprender a estabelecer e cumprir metas de longo prazo. Embora a comida seja uma recompensa pelo comportamento desejado, existem muitas outras formas para os pais e professores.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Gráfico de comportamento
  • Quadro magnético, de apagar ou de metal
  • Estrelas magnéticas ou modelos
  • Adesivos
  • Cupons ou dinheiro de jogo (opcional)

Lista completaMinimizar

Instruções

    Lista de comportamento

  1. 1

    Compre ou faça um gráfico de comportamento e coloque o nome da criança nele. Identifique os comportamentos que você quer que sua criança tenha. Se você está fazendo o gráfico, escreva os dias da semana na parte superior e uma lista de comportamento desejáveis ao lado.

  2. 2

    Deixe sua criança personalizar o gráfico através de desenhos ou decorações.

  3. 3

    Ajude sua criança a fazer a lista de recompensas, que devem ser algo que a ela gosta. Decida com ela quantas vezes na semana o comportamento deve ser exibido para ganhar a recompensa. Além disso, faça uma escala das recompensas. Por exemplo, se uma criança executa o comportamento duas vezes, ela pode ganhar um ioiô. Se realiza 10 vezes, pode ganhar um filme. Coloque o gráfico em um lugar onde a criança poderá ver, como em uma geladeira ou no quatro dela, isso irá lembra-la com comportamento desejado.

  4. 4

    Coloque um adesivo ou pontos ganhos (para crianças mais velhas) no gráfico sempre que o comportamento desejado for executado. Elogie seu filho pelas realizações.

    Como recompensar as crianças por bom comportamento sem usar comida
    Muitas vezes, o tempo gasto com um dos pais é uma recompensa que agrada uma criança (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
  5. 5

    No final da semana, reveja o gráfico com a criança e dê à ela as recompensas.

  6. 6

    Gradualmente, apresente uma escala do gráfico, à medida que a criança incorpora o comportamento.

    Diferentes formas de recompensas

  1. 1

    Identifique uma variedade de recompensas para a criança, variando de itens pequenos e baratos à moderados para comportamentos difíceis. Exemplos de recompensas baratas são marcadores, canetas com barulho e blocos de notas. Exemplos de recompensas moderadas incluem jogos e aluguéis de filmes, um ingresso para apresentação, roupas e contribuição monetária para algo que a criança quer. Lembre-se de incluir recompensas sem custo, como um passeio de bicicleta, uma ida à um museu, ficar acordado até tarde ou uma festa do pijama.

  2. 2

    Use uma variedade de tipos de recompensas para a criança, incluindo sentimentais (abraços, soprar bolhas ou ouvir música); verbais ou sociais (polegares para cima, abraços, tapinhas nas costas e sorriso); materiais (canetas e lápis, livros e bilhetes de filmes) e gerais (fichas e pontos). As recompensas gerais normalmente são trocadas por outra coisa quando a criança atinge uma certa quantidade.

  3. 3

    Use cupons ou dinheiro de jogo para dar ao seu filho mais velho mais opções. Peça para ele fazer uma lista de coisas que quer fazer. Em seguida, atribua um valor para cada item. Quando a criança ganhar "dinheiro" suficiente, ela pode trocá-lo pela recompensa.

  4. 4

    Use bônus. Quando seu filho fizer algo positivo, dê um bônus a ele. Um bônus pode ser deixá-lo dormir até tarde no fim de semana, comprar créditos de telefone adicionais ou dar uma noite de folga das suas tarefas.

    Recompensas verbais

  1. 1

    Recompense seu filho verbalmente pela exibição de comportamentos desejados. Faça disso um ponto para "pegar seu filho fazendo algo de bom".

  2. 2

    Elogie seu filho à medida que ele exibe bons comportamentos.

  3. 3

    Indique exatamente o que está elogiando na sua criança. Por exemplo, diga, "você fez um bom trabalho limpando seu quarto hoje".

  4. 4

    Reconheça seu filho pela parte de um comportamento adequado, mesmo se ele não conseguir fazer tudo certo. Por exemplo, se a única parte da limpeza do quarto que ele fez foi pegar as roupas, diga a ele, "você fez um bom trabalho pegando suas roupas". Mais tarde, reveja todas as tarefas envolvendo a limpeza do quarto.

  5. 5

    Elogie seu filho sempre que possível. Vise a elogiá-lo quatro vezes (ou mais) para cada vez que corrigi-lo. O elogio deve ser merecido e autêntico.

Dicas & Advertências

  • No gráfico, inclua coisas que seu filho pretende alcançar, bem como os comportamento que você quer ver. Por exemplo, fazer um mergulho perfeito de trampolim poderia ser listado no gráfico.
  • Não use o gráfico como forma de punição, ele é somente para recompensas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível