×
Loading ...

Como recuar a bola para o goleiro em um jogo de futebol

Atualizado em 17 abril, 2017

Na maioria das vezes, quando a bola é recuada para o goleiro, ele a chuta tranquilamente em direção ao campo de ataque. Contudo, de vez em quando, o plano dá errado, como aconteceu com o passe da zagueira Brandi Chastain para a goleira Briana Scurry no jogo entre EUA e Alemanha na Copa do Mundo de 1999 de futebol feminino. Nessa caso, a falha de comunicação e posicionamento entre a zaga e a goleira resultou em um gol contra, dando uma desvantagem ao time americano que precisou ser compensada no final do jogo. Praticando as noções básicas de como recuar a bola, é possível deixar a jogada infalível.

Instruções

A jogadora americana Brandi Chastain se emociona ao fazer um gol contra a Alemanha depois do erro cometido (Al Bello/Getty Images Sport/Getty Images)
  1. Tome a decisão de passar a bola para o goleiro assim que a pressão do outro time começar a ficar aparente, agindo rapidamente. Evite recuar indecisamente em direção ao goleiro e fazer um passe fraco, que pode ser interceptado por um atacante e resultar em um gol desnecessário. Portanto, faça um passe firme, de modo que a bola mova-se muito mais rapidamente que o mais rápido dos atacantes.

    Loading...
  2. Recue a bola com o peito, cabeça, ombros, joelhos ou coxas se quiser que o goleiro possa pegar a bola com as mão legalmente. A Lei 12 das Regras de Jogo promulgadas pela FIFA não permite que o goleiro pegue a bola com as mãos após um recuo intencional feito com os pés.

  3. Faça contato visual com o goleiro. Recue a bola de uma maneira que evite a pequena área ou passe diretamente em frente ao gol. Dessa forma, no caso improvável de o goleiro não conseguir dominar a bola, ela sairá pela linha de fundo e não irá em direção ao gol. O ideal é que o goleiro o ajude, fazendo um movimento rápido e bem pensado para fora do gol, indicando com as braços onde você deve passar a bola com segurança.

  4. Comunique-se verbalmente com o goleiro, avisando o passe com uma frase curta ou palavra, como "manda para frente", "olha o recuo", "se prepara", ou ainda chamando-o pelo nome. Após fazer o recuo, corra rapidamente para a frente, de modo que o goleiro possa ter uma boa opção de passe ao colocar a bola em jogo novamente.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...