Mais
×

Como redigir uma carta formal para múltiplos destinatários

Atualizado em 17 abril, 2017

As cartas formais, também conhecidas como cartas comerciais, têm o objetivo de desenvolver relações profissionais com os destinatários. Seja uma carta formal de apresentação ou uma proposta de negócios, usar o tom correto e evitar erros de digitação dará uma boa impressão aos destinatários. Quando se escreve uma carta para muitas pessoas, o objetivo é fazer com que cada uma delas sinta-se respeitada. Levar alguns minutos para abrir uma carta com uma saudação acolhedora irá estabelecer o tom na carta formal.

Instruções

Escrever cartas formais para múltiplos destinatários requer habilidade e conhecimento de gramática (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Inicie a carta inserindo sua informação de contato no canto superior direito da página. Liste seu endereço e e-mail nesse local. Uma linha abaixo, digite o nome da empresa a qual você está se dirigindo. Já que a carta está sendo preparada para múltiplos destinatários, simplesmente digite o nome da empresa e não o de cada pessoa.

  2. Comece a carta com as palavras "Prezado Cliente". Um início como esse cria uma atmosfera profissional e acolhedora para a carta. Se todos os destinatários trabalham para a mesma empresa, e estão cientes da carta para o grupo, você poderá iniciar com as palavras "Caros associados da", seguidas pelo nome da empresa.

  3. Inicie o texto deixando claro sobre o que deseja discutir. Se estiver discutindo uma proposta de negócios, você poderá dizer: "Eu tenho algumas ideias fantásticas para os serviços que posso oferecer através da minha empresa de estatísticas". Vá direto ao ponto, assim todos saberão o motivo de estarem recebendo a carta.

  4. Mantenha o assunto durante todo o texto. Ofereça detalhes sobre seus objetivos mais amplos e suas propostas. Use sempre uma linguagem profissional, evitando o uso de contradições e gírias.

  5. Finalize a carta com a palavra "Atenciosamente", seguida por sua assinatura logo abaixo.

Dicas

  • Sempre edite a carta antes de enviá-la à alguém.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article