Como redigir uma proposta de produto efetiva

Escrito por lucy dale | Traduzido por daniela hadzhinachev
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Como redigir uma proposta de produto efetiva
Uma proposta de produto efetiva pode estimular o sucesso de seus negócios (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Seja para vender um produto existente para um novo cliente ou um novo produto para um cliente já existente, uma proposta de produto (na qual você explica os seus usos e benefícios) pode ajudá-lo a fazer uma venda mais eficiente. No entanto, muitos empresários desperdiçam seu tempo redigindo propostas que não vendem efetivamente os seus produtos, fragilizando suas relações com clientes e vendedores. Para escrever uma proposta de produtos que funcione, é preciso que você tenha um procedimento específico em mente.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

  1. 1

    Crie um tema para sua proposta. Esse tema serve aos mesmos propósitos que uma tese em uma monografia acadêmica. Ele deverá ser a razão principal de por que um potencial comprador deveria adquirir seu produto ou serviço. Por exemplo, se você for um jardineiro, você pode destacar o valor que um jardim bem cuidado pode adicionar a uma casa. Esta deve ser uma de suas primeiras frases e você deve reforçá-la ao longo do seu texto.

  2. 2

    Redija o corpo do seu texto. Após construir o tema, pule a introdução por um momento e concentre sua atenção no corpo de sua proposta. Ele pode ter de uma a três páginas, dependendo do seu mercado. No desenvolvimento de seu texto, escreva sobre as mais diferentes formas que seu produto pode beneficiar o potencial comprador, eliminando os aspectos do produto que escapam do seu tema. Certifique-se de destacar os benefícios para seu cliente, muito mais do que os benefícios para você ou sua empresa.

  3. 3

    Escreva a introdução da proposta. Retorne ao início do texto e trabalhe seu tema para construção de uma introdução. Esta introdução pode incluir um gancho tal como uma estatística ou citação interessante, e deverá conter as ideias principais que você irá desenvolver mais adiante na proposta. Não esqueça de incluir o seu tema na primeira ou segunda frase.

  4. 4

    Personalize sua proposta. Após ter construído um texto geral, que você poderá usar para divulgar seu produto a uma variedade de pessoas, trabalhe em cima dele diversas vezes para diferentes clientes. Por exemplo, a proposta de venda de um produto que você está oferecendo a uma firma especializada em arquitetura de paisagismo deve ser diferente da proposta para um proprietário de uma residência.

  5. 5

    Formate e revise seu texto. Separe seus parágrafos com um espaço entre eles para fazer o seu texto legível e escolha uma fonte padrão para não perturbar a leitura de seus clientes. Verifique a ortografia e gramática da proposta antes de enviá-la. Se necessário, tenha uma segunda ou terceira pessoa para ler e assegurar que não há erros.

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