Mais
×

Como redimensionar anéis sem cortá-los

Atualizado em 17 abril, 2017

Se você deseja redimensionar seu anel de casamento ou usar uma herança de família, pode ser possível concluir essa tarefa sem cortar o anel. Os fatores que influenciam o redimensionamento do anel incluem o material de que ele é feito, as configurações da joia e o grau da diferença de tamanho. Ao redimensionar um anel, assegure-se de que suas medidas de dedo sejam precisas.

Fazer a pergunta é a parte mais difícil; certificar-se de que o anel se encaixa, muitas vezes, é mais fácil (IT Stock Free/Polka Dot/Getty Images)

Alongamento

Se o seu anel for simples, espesso e não tiver um padrão esculpido nele, um joalheiro normalmente pode esticá-lo, sem cortar. Um metal como o ouro pode ser aquecido e suavemente esticado para o seu tamanho, mas isso deve ser feito por um joalheiro treinado. Essa opção funciona melhor se você estiver aumentando o tamanho apenas para um pequeno grau, porque alongar demais pode fazer com que o anel quebre. As configurações da joia podem precisar ser repostas após o redimensionamento, já que esticá-lo pode afrouxá-las. O anel acabado será um pouco mais fino do que antes.

Compactação de calor

Tal como acontece com o alongamento de um anel, é também possível reduzi-lo ligeiramente com calor, para evitar que ele seja cortado. Tenha em mente que um anel com gravuras ou detalhes intrincados não encolherá bem e ele ficará mais espesso, após o redimensionamento. Para diminui-lo, um joalheiro aquece o anel e gentilmente comprime e aplana em um tamanho menor. As configurações da joia podem precisar ser repostas, após o redimensionamento, então consulte um joalheiro competente, para esse projeto.

Espaçadores

Os espaçadores podem ser inseridos em um anel, para diminui-lo temporariamente. Essa é uma boa ideia para pessoas cujos dedos encolhem durante o inverno, mas incham durante o verão. Esses espaçadores são feitos de borracha ou plástico que se encaixam dentro do anel, mas não são visíveis quando o anel é usado. Para mudanças extremas de tamanho, espaçadores de tamanhos maiores estão disponíveis, em muitas lojas de joias.

Anéis complicados

Anéis de metal cromado, de aço inoxidável, de carboneto de tungstênio e titânio são difíceis ou impossíveis de redimensionar, por causa das propriedades dos metais. Para anéis feitos desses materiais, pode ser necessário comprar um anel novo. Joias com configurações que cercam todo o anel podem ser um desafio para redimensionar, por causa das suas configurações complicadas. Não redimensione anéis antigos (de ouro antigo, especialmente branco) com o calor, porque as técnicas de fabricação de joias antigas influenciam negativamente a robustez desses anéis. Consulte um joalheiro de confiança quando considerar redimensionar qualquer uma dessas joias.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article