Como reduzir a ansiedade relacionada à escrita

Escrito por kira jaines | Traduzido por aline abreu
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como reduzir a ansiedade relacionada à escrita
Escritores podem ficar ansiosos (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

A ansiedade para escrever não conhece idade. Ela pode surgir a qualquer momento. Estando em casa, no trabalho, na escola -- um prazo aparece e você não consegue colocar uma única palavra no papel. Sendo um escritor feliz ou relutante, a apreensão e a frustração que se sente são as mesmas. Normalmente, o problema está em começar. Os passos abaixo podem ajudá-lo a reduzir sua ansiedade para que possa colocar suas ideias no papel.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Relaxe. Dê um tempo. Coloque uma música. Fique no sofá por um momento. Sente-se ao ar livre e escute os passarinhos piando e o vento nas árvores. Se preferir atividades de relaxamento mais ativas, vá caminhar ou correr. Libere o estresse na academia. Faça o que for preciso para se soltar antes de encarar a página.

  2. 2

    Escreva livremente. Sente-se no computador ou pegue papel e caneta. Ajuste um despertador em dez minutos e comece a escrever. Escreva rapidamente, sem prestar atenção ao conteúdo, à ortografia ou à pontuação. Mantenha suas mãos e dedos se mexendo, mesmo se tudo o que tiver escrito for "não consigo pensar em nada para escrever" repetidas vezes. Não pare e nem descanse. Esse é simplesmente um exercício para extrair palavras de verdade de seu cérebro e colocá-las no papel (ou no monitor). Quando o despertador tocar, pare de escrever.

  3. 3

    Agrupe seus pensamentos rápidos. Escreva o assunto no meio do papel e o circule para começar a fazer uma associação livre. Desenhe uma linha saindo do meio do círculo, como um raio em uma roda, escreva mais alguma coisa embaixo e circule também. Se isso o fizer pensar em mais alguma coisa, desenhe outra linha e repita o processo. Se seu assunto for "novos filhotes", faça círculos para vacinas, suprimentos, adestramento e comida ordenados em torno do círculo central. Dentro de vacinas, coloque veterinários e custo; dentro de suprimentos, ponha coleira, correia, brinquedos e limpador de carpete.

  4. 4

    Liste ou resuma (se tiver a mente mais linear ou analítica, talvez prefira este método de agrupamento). Escreva o assunto no início da página. Mais uma vez, faça associações livres e escreva ideias, deixando espaço entre elas para preencher com as inspirações que cada subtitulo pode trazer. Seu resumo sobre "novos filhotes" deve parecer assim:

    Novos filhotes

    1. Vacinas a. Veterinário b. Custos

    2. Suprimentos a. Coleira b. Correia c. Brinquedos d. Limpador de carpete

    3. Adestramento

    4. Comida

    Qualquer que seja a técnica escolhida, o objetivo é escrever algumas ideias no papel.

  5. 5

    Fale alto sobre o que quer escrever. Grave ou peça a alguém que queira escutá-lo para anotar. Muitas pessoas se sentem mais articuladas quando falam do que quando escrevem e não têm problemas em executar exatamente o que querem dizer.

  6. 6

    Faça um gabarito ou livro usando título e subtítulos. Se tiver feito um resumo, use-o. Transcreva a gravação ou as notas e encaixe a informação na seção apropriada de seu gabarito. Você terá um plano de trabalho e, talvez, um pouco menos de ansiedade ao escrever.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível