Como reduzir as lesões por fadiga cumulativa no local de trabalho

Escrito por mike jones | Traduzido por fabiana silva
Como reduzir as lesões por fadiga cumulativa no local de trabalho

Reduza as lesões cumulativas no local de trabalho seguindo as regras de segurança

workplace image by Andrey Kiselev from Fotolia.com

A lesão por fadiga cumulativa se refere às dores no corpo causadas por movimentos repetitivos, postura para trabalhar em equipamentos, pela força e velocidade exercidas para desempenhar uma tarefa, entre outros. As áreas mais comumente afetadas são a cabeça, a parte superior do braço e as costas. Essa condição causa lesão nos tendões, ligamentos e músculos.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Regras de saúde e segurança no local de trabalho
  • Exercícios
  • Descanso adequado
  • Refeições saudáveis

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Instruções

  1. 1

    Siga as regras de saúde e segurança do seu local de trabalho. Geralmente, os funcionários são legalmente obrigados a garantir um ambiente de trabalho seguro e, ao seguir as regras de saúde e segurança estabelecidas, as possibilidades de lesões por fadiga e estresse são reduzidas. Algumas das regras que podem ser definidas incluem: horas de trabalho adequadas, refeições regulares, liberdade para sentar-se, sempre que possível, e um período de tempo regular fora do espaço de trabalho, mesmo que por apenas alguns minutos.

  2. 2

    Observe os movimentos repetitivos que contribuem para as lesões por fadiga cumulativa. Os exemplos são o uso de força excessiva devido à inexperiência, concorrência agressiva que leva ao estresse mental, equipamentos quebrados, danificados ou mal projetados que exigem força física adicional, posturas fixas por tempo prolongado e mudança na velocidade de execução do trabalho.

  3. 3

    Veja as ações que você pode tomar sobre seu espaço de trabalho para reduzir as lesões. Se trabalha em um escritório, é possível prevenir ou reduzir os ferimentos por trauma cumulativo verificando a postura corporal quando está sentado em frente ao computador. Ajuste a cadeira ou altere a altura, se necessário. Digite de forma a deixar os punhos em uma posição neutra para evitar a síndrome do túnel do carpo, e aplique o mínimo de pressão nas teclas. Coloque os pés no chão. Se necessário, use um descanso para pés. Não gire o seu corpo e não permaneça muito tempo em uma única posição. Mude de posição para que os músculos não sejam forçados por muito tempo. Faça pausas.

  4. 4

    Faça exercícios no local de trabalho. Há uma série de exercícios que podem ser realizados para reduzir as lesões por fadiga. Um deles é respirar profundamente. Inspire pelo nariz e expire pela boca, seis vezes. Também é possível exercitar as mãos e os dedos fechando cerrando os punhos firmemente. Mantenha essa postura por um segundo, depois estenda os dedos o mais separado do possível e segure por cinco segundos. Repita por mais quatro vezes. Para trabalhar o pescoço, mova sua cabeça gradualmente da esquerda para a direita. Mantenha-a em cada lado por três segundos. Repita cinco vezes em cada lado. Para aliviar a tensão nos ombros e costas, coloque as mãos em seus ombros, deixando os cotovelos para baixo. Puxe os ombros para trás o máximo que puder. Mantenha por 10 segundos e repita por três vezes. Sentado em uma cadeira estável, exercite sua coluna abaixando a cabeça na direção aos joelhos, mais à frente que você puder. Mantenha essa postura por 10 segundos e, em seguida, usando as pernas empurre-se para cima. Repita por três vezes.

  5. 5

    Cuide de sua saúde nos períodos em que não estiver trabalhando. Solicite de um médico ou fisioterapeuta um plano de exercícios regulares. Além disso, tenha uma dieta saudável, coma em intervalos regulares e durma o suficiente.

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