Regras para geometria de 4ª série

Escrito por jen kim | Traduzido por pamela oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Regras para geometria de 4ª série
A geometria é um dos pilares da matemática apresentada no início da educação das crianças (Ableimages/Photodisc/Getty Images)

Para muitos alunos, a simples menção à geometria já causa arrepios. Mas a matemática não precisa, necessariamente, ser encarada como algo tão difícil e desafiador. A forma mais eficiente de melhorar o aprendizado da matemática começa com um conhecimento sólido dos princípios básicos da geometria. Crianças de todas as idades deveriam estudar e praticar esses conceitos gerais antes de partir para temas mais complicados.

Outras pessoas estão lendo

Triângulos

Os triângulos são uma das formas mais importantes da geometria básica. Os alunos aprenderão a identificar seus diferentes tipos, baseando-se nas características dos lados e ângulos. Por exemplo, um triângulo retângulo possui um ângulo de 90º, um obtusângulo possui um ângulo maior do que 90º e um acutângulo possui todos os ângulos menores do que 90º. Os triângulos também podem ser classificados de acordo com suas laterais: os equiláteros têm todos os lados iguais; os isósceles têm dois lados de mesmo comprimento; e os escalenos têm todos os lados de medidas diferentes.

Ângulos e lados

Um polígono é uma forma fechada que possui lados retos, como o triângulo, o quadrado e o trapézio. Para qualquer polígono, o número de lados é igual ao número de ângulos. Por exemplo, o triângulo tem três lados, logo, também tem três ângulos. Pratique desenhar vários polígonos e perceberá que o número de lados é sempre igual ao de ângulos.

Polígonos

Na geometria da 4ª série, os alunos aprenderão os nomes de certas formas chamadas polígonos. Os polígonos regulares são aqueles que possuem o mesmo comprimento em todos os lados, como um triângulo equilátero. Um quadrado é um exemplo de quadrilátero regular. A maior parte das regras e dos problemas de geometria tratarão de polígonos regulares. Eles são nomeados a partir dos prefixos latinos: pentágono (polígono de cinco lados), hexágono (polígono de seis lados), heptágono (polígono de sete lados), octógono (polígono de oito lados), eneágono (polígono de nove lados) e decágono (polígono de dez lados).

Obtendo o perímetro e a área

Calcular o perímetro e a área de uma forma geométrica é um conceito básico sobre o qual os alunos precisam ter domínio. O perímetro é a medida total dos lados de uma forma e área é o espaço delimitado por ela. Para calcular o perímetro de algo, basta somar os comprimentos de seus lados. Para calcular a área de uma quadrilátero regular, multiplique a largura pelo comprimento. Para calcular a área de um triângulo multiplique a medida da base pela altura e divida por 2. Para círculos, o perímetro se chama circunferência e é calculado multiplicando-se o dobro do raio do círculo por uma constante chamada pi, dessa forma: c= 2r*pi . A fórmula para obter a área do círculo é a constante pi multiplicada pelo quadrado do raio, assim: A=pi(r^2).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível