Regras oficiais do jogo de damas ao saltar uma dama com uma pedra simples

Escrito por eric benac | Traduzido por luciana ferraz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Regras oficiais do jogo de damas ao saltar uma dama com uma pedra simples
O jogo de damas exige estratégia cuidadosa e paciência defensiva (checkers image by Aleksey Bakaleev from Fotolia.com)

Damas é um jogo antigo e divertido, no qual os jogadores devem capturar ou parar o movimento de todas as peças do oponente. Uma peça que chega até o outro lado do tabuleiro se transforma em uma "dama", o que significa que ela pode se movimentar para a frente e para trás. Peças simples podem saltar sobre damas, do mesmo modo que podem saltar sobre outras peças simples.

Outras pessoas estão lendo

Sem movimento para trás

As peças simples não podem nunca se mover para trás, mesmo que haja uma dama atrás delas. A peça simples está, na verdade, em grande risco de ser capturada quando a dama está logo atrás dela. Os jogadores devem tentar defender suas peças destes ataques colocando uma outra peça em frente e criando uma barreira ou movendo-a para frente para que se torne uma dama. Se alguém tentar mover uma peça para trás para saltar sobre uma dama, este movimento será ilegal. Deve ser desfeito imediatamente e o jogador deve fazer outro movimento no lugar. Não existem penas por fazer um movimento ilegal, exceto o movimento ser desfeito e a dama capturada ser devolvida à posição original.

Captura obrigatória

Os jogadores devem sempre capturar as peças quando for possível. Não é diferente quando uma peça captura uma dama. A peça deve capturar qualquer peça que apareça durante o jogo. Esta é uma tática com damas que os jogadores podem usar para neutralizar o inimigo. Colocar uma dama em frente a uma peça quando há outras capturas disponíveis a torna muito atraente. No entanto, ter uma peça bem defendida por trás da dama capturada vai fazer com que o outro jogador perca uma peça. Porém, este pode ser um ponto negativo para o oponente que tenha uma dama. Ele estará igualmente obrigado a capturar uma peça simples, e usar um sacrifício bem defendido pode ajudar a eliminar facilmente a dama do oponente. Tire vantagem desta regra a qualquer momento.

Capturas múltiplas

Uma peça simples pode fazer capturas múltiplas sobre quantas damas puder. Contanto que seja possível continuar capturando, uma peça simples pode fazê-lo. No entanto, uma peça simples não pode fazer uma captura para trás na mesma jogada em que se tornou uma dama. Por exemplo: uma peça faz uma captura dupla na última fileira, e se torna uma dama. Uma das damas do oponente está em posição de captura quando a primeira se torna dama. Infelizmente para a nova dama, ela não pode se mover para trás. Se tornar dama é considerado como movimento final. No entanto, damas que pousam na outra ponta do tabuleiro podem fazer este movimento.

Saltar sobre si mesma

Uma peça simples não pode saltar sobre nenhuma das suas peças. O mesmo se aplica às damas. Por exemplo, um jogador tem uma dama em posição de captura dupla que pode levar uma das damas do oponente para o outro lado do tabuleiro. No entanto, a primeira peça no salto duplo é uma dele mesmo. Ele não pode saltar suas próprias peças para tentar capturar a dama. Este movimento é ilegal e terá que ser desfeito imediatamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível