Como regular a Honda CB 750

Escrito por michelle schaefer | Traduzido por joão antônio melo
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Como regular a Honda CB 750
Aprenda a regular sua motocicleta Honda CB 750 (modern sports motorcycle image by terex from Fotolia.com)

A Honda CB 750 foi lançada nos EUA em janeiro de 1969 e quase que instantaneamente mudou o mundo do motociclismo para sempre. Apresentando a primeira produção em massa do motor de quatro cilindros em linha, freios de disco hidráulicos, e custando apenas 1.700 R$, a CB 750 tornou-se rapidamente uma moto de classe primeira classe. Sua produção inicial passou de 25 unidades por dia para mais de três mil unidades por mês, no auge da produção. Para manter sua Honda CB 750 operando com desempenho máximo, recomenda-se uma abrangente regulação a cada 4.000 km.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Chave de vela de ignição - 18mm
  • Conjunto de soquete métrico
  • Conjunto de chave de combinação de métrica
  • Chave de fenda ponta cruzada
  • Elemento limpador de ar
  • Quatro velas de ignição
  • Ferramenta para remover a vela de ignição
  • Medidor de compressão
  • Tacômetro
  • Luz de sincronismo indutivo
  • Manómetro multiporta

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Instruções

    Regulando o motor da Honda CB 750

  1. 1

    Localize a caixa de ar sob o tanque de combustível ao lado os carburadores. Remova os dois parafusos de retenção em baixo e solte a parte inferior da caixa de ar. Remova o elemento de ar mais limpo e jogue-o fora. Instale os novos elementos do filtro de ar na caixa de ar. Prenda a parte inferior da caixa de ar com os parafusos até que fique seguro.

  2. 2

    Dê partida no motor e espere o funcionamento normal da temperatura. Desligue o motor. Solte os quatro cabos da vela da ignição e as remova. Examine as velas de ignição e veja se há eletrodos queimando, gasolina crua, excesso de carbono ou outros problemas que indiquem um problema no motor. Se a vela indicar um problema com esse cilindro, então o problema deverá ser resolvido primeiro, antes que qualquer ajuste adicional possa ser feito.

  3. 3

    Ligue o medidor de compressão do cilindro número um. O cilindro número um é o mais distante, à esquerda de quando você olha estando sentado na motocicleta. Pressione o botão de arranque e vire o motor de 4 a 7 segundos. Grave a leitura no medidor de compressão.

  4. 4

    Remova o medidor de compressão do cilindro número um. Repita a etapa 3 para cada um dos cilindros restantes. As leituras reais não são tão importantes como a diferença entre os cilindros. Se as leituras se afastam mais do que 10 psi, então há um problema com os anéis do pistão, válvulas ou acúmulo de carbono.

  5. 5

    A distância entre as quatro novas velas de ignição é de 0,24 a 0,28, usando a ferramenta para remover vela. Coloque uma pequena gota de óleo sobre as roscas das velas de ignição e instale os plugues na cabeça de cada cilindro e aperte com a mão. Aperte as velas de ignição e adicione mais 1/4 a 1/2 volta, com a chave de ignição. Substitua os cabos de vela. O aperto excessivo das velas destruirá a junta dos plugues e pode danificar os cabos da máquina no furo da vela.

  6. 6

    Remova a tampa de ignição e conecte o tacômetro à ignição. Conecte a luz de cronometragem de temporização induzindo o cilindro número um. Conecte o sincronismo à luz de energia da bateria. Dê a partida no motor e ajuste a marcha lenta a 1.000 rpm.

  7. 7

    Solte os três parafusos na borda exterior da placa de base de tempo. Brilhe o flash de luz de sincronismo na janela da base de tempo. Gire a placa de pontos até a marca de “1,4 F - 1" alinhar-se com o ponteiro fixo. Aperte os parafusos da placa de base de tempo, quando o calendário for ajustado corretamente. Desligue a luz de sincronismo e do tacômetro. Recoloque a tampa de ignição.

  8. 8

    Remova o assento da motocicleta e desligue a válvula de abastecimento de combustível. Remova o lado que cobre o tanque de gás e segure o parafuso. Levante o tanque para trás para removê-lo.

  9. 9

    Retire as quatro velas de vácuo dos carburadores. Cada carburador possui um plugue de vácuo. Ligue o manômetro multiporta, anexando o plugue de vácuo levando a ferramenta para as portas dos carburadores. Certifique-se de que as linhas são conectadas na ordem de um a quatro no manômetro.

  10. 10

    Ligue o motor. Registre as leituras de cada cilindro. O manômetro multiporta vai medir vácuo em "polegadas". Se qualquer cilindro se desviar mais de 6 cm dos outros, o ajuste é necessário. O carburador de número 2 não é ajustável e será usado como referência fixa para todos os outros ajustes.

  11. 11

    Localize o parafuso e porca de bloqueio entre o carburador de número 1 e 2. Afrouxe a contraporca e gire o parafuso de ajuste até que o número 1 leia menos de 6 cm de diferença do carburador número 2. Aperte a porca de fixação do parafuso de ajuste sem alterar o ajuste.

  12. 12

    Coloque o tanque de combustível de volta na motocicleta temporariamente. Ligue a válvula de combustível e permita que a gasolina flua pelo menos um minuto até encher as taças do carburador. Retire o reservatório de gasolina e coloque-a.

  13. 13

    Repita as etapas 10 a 12 para fazer ajustes nos carburadores, 3 e 4, se necessário.

  14. 14

    Desligue o motor e desconecte o manômetro multiporta. Recoloque as velas, o carburador a vácuo, o tanque de gasolina, o assento e as tampas laterais.

Dicas & Advertências

  • A regulagem é um ótimo momento para mudar os óleos da motocicleta. Para um serviço completo, mude o óleo do motor, filtro de óleo e óleo do garfo dianteiro neste momento.
  • Os gases que saem no escape do motor são tóxicos. Trabalhar apenas em um local bem ventilado.
  • Tubos de escape do motor são muito quentes durante e após a operação do motor. Queimaduras graves podem resultar de um toque no cano quente com a pele exposta.

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