A relação entre boa comunicação e produtividade no trabalho

Escrito por ian linton Google | Traduzido por marina vidal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A comunicação acontece de diversas formas no local de trabalho, cada uma delas tendo um efeito diferente na produtividade do empregado. A comunicação interna entre gerentes e empregados constrói o entendimento das metas da organização, ajudando a motivar os empregados. As ferramentas de comunicação ajudam os empregados a completarem suas tarefas de maneira mais eficiente. A comunicação móvel assegura a manutenção dos níveis de produtividade mesmo quando os empregados estão longe do local de trabalho. As ferramentas como redes sociais podem ajudar a melhorar a performance dos empregados através de crescente colaboração.

Outras pessoas estão lendo

Comunicação interna

Uma comunicação interna eficiente dá informações claras sobre metas, conquistas, desafios e problemas operacionais da organização que afetam os empregados. Elevando o nível de conhecimento sobre esses temas, a comunicação interna ajuda o empregado a entender o seu papel na organização, melhorando, assim, a sua performance.

Ferramentas de comunicação

Ferramentas de comunicação podem ser uma contribuição importante para a produtividade. O Órgão de Estatísticas Nacionais do Reino Unido descobriu que investimentos em telecomunicações tiveram um efeito positivo na produtividade, chegando a explicar até 7,5% de diferença na produtividade de empresas de manufaturas. Eles reportaram que o uso de computadores aumentou a produtividade em 2,1% para cada 10% de empregados com conhecimento na área de TI, enquanto disponibilizar internet para a equipe aumentou a produtividade em 2,9% para cada 10% capacitados.

Comunicação unificada

Apesar de algumas ferramentas individuais, como e-mail, telefone fixo, caixa-postal, telefone celular e mensagens instantâneas, oferecerem benefícios específicos para a produtividade, muitas organizações reconhecem os benefícios adicionais de integrá-las à uma solução unificada. A empresa de pesquisa Chadwick Martin Bailey reportou que a falta de sucesso ao integrar os meios de comunicação pode reduzir a produtividade. Um questionário foi enviado às firmas sem comunicação unificada e 56% dos empregados responderam que, ao tentar se comunicar com um colega de trabalho, simplesmente adivinhavam que meio de comunicação utilizar e não conseguiam resultado na primeira tentativa. Quase metade dos que responderam a pesquisa perderam um prazo ou tiveram atraso em um projeto devido a problemas de comunicação.

Comunicação móvel

A comunicação móvel permite que empregados longe das suas mesas mantenham contato e acesso a dados e aplicativos necessários para a manutenção da produtividade. Um estudo da empresa Cisco Systems sobre seus próprios empregados mostrou que 69% experimentavam uma produtividade maior ao trabalhar remotamente, enquanto 83% acreditavam que sua capacidade de comunicação e colaboração com os colegas de trabalho não mudavam ao trabalhar fora do escritório.

Redes sociais

Redes sociais podem ter efeitos positivos ou negativos na produtividade, dependendo da maneira como são usadas pelos empregados. A empresa Nucleus Research estima que cerca de 50% dos empregados visitam a página do Facebook no trabalho por razões pessoais e isso pode reduzir a produtividade em 1,5%. No entanto, muitas organizações estão encorajando empregados a utilizarem ferramentas de redes sociais para melhorar a colaboração. Manter colegas atualizados sobre projetos através do Twitter, ou colocar perfis de habilidades e pedidos de ajuda no Facebook são maneiras de simplificar a comunicação e melhorar a produtividade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível