Conhecimento

Qual é a relação entre a direção do vento e o tipo de massa de ar?

Escrito por paul cartmell | Traduzido por luciana p. s. lopes
Qual é a relação entre a direção do vento e o tipo de massa de ar?

Os ventos predominantes são posicionados em cinturões ao redor da Terra e que forçam alguns ventos a viajarem na mesma direção na maior parte do tempo

Photos.com/Photos.com/Getty Images

Uma massa de ar é uma área com pressão atmosférica semelhante que geralmente se desenvolve sobre uma região grande e plana do planeta, como os oceanos, com temperatura e umidade similar em toda a área. As massas de ar afetam a direção e a velocidade do vento utilizando a energia do sol e a velocidade de rotação da Terra na área em que a massa de ar se encontra.

Outras pessoas estão lendo

Velocidade

A velocidade e direção do vento em uma região está intimamente relacionada às isóbaras superficiais, que são linhas que unem áreas com a mesma pressão atmosférica. Em regiões planas com a mesma massa de ar, as velocidades do vento são aceleradas entre os pontos com massas semelhantes. Áreas muito espaçadas entre si, com uma grande diferença entre a pressão da massa de ar, desenvolvem ventos de baixa velocidade. O desenvolvimento de ventos entre dois locais ou massas de ar é conhecido como força de gradiente de pressão.

Direções

A direção do vento também pode ser afetada pelo aumento de temperatura e umidade em uma massa de ar. Quando ela se desenvolve em uma grande área plana, como em uma região subtropical rumo ao centro da Terra, a massa de ar produz ventos quentes que se deslocam para o norte e se transformam em ventos que aquecem áreas como o sul dos Estados Unidos. Quando a massa de ar se desenvolve na região norte, como no Canadá ou nas regiões polares, os ventos se movem para o sul em direção à zona quente do planeta, tendo um efeito de resfriamento nessas regiões. Ventos produzidos por uma massa de ar no Oceano Atlântico geralmente se movem para o leste, em direção à costa oeste do Reino Unido e para o norte da Europa.

Vento

Em uma massa de ar, a pressão vertical é mais forte do que a horizontal, portanto, a força da gravidade barra os ventos produzidos por uma massa de ar que se desloca diretamente para cima. Os ventos se movimentam um pouco verticalmente, geralmente em cerca de 1 km/h. Raramente, podem ocorrer ventos verticais mais fortes, com velocidades de até 100 km/h. Quanto mais longe a massa de ar estiver do equador, mais rápido o vento se desloca. Geralmente, direcionam-se para áreas de baixa pressão, afastando-se de massas de alta pressão.

Topografia

Ventos que se desenvolvem em uma área de massa de ar estável são mais velozes e têm sua direção afetada pela localização da massa no globo. O efeito desses ventos em uma região de terra pode ser influenciado pela topografia local. Grandes montanhas ou colinas podem dispersar o vento e reduzir seu efeito na área. No caso de região montanhosa com vales profundos, a direção do vento pode ser alterada pelo seu afunilamento através de um vale, o que pode produzir ventos mais fortes do que os desenvolvidos em uma massa de ar.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media