Mais
×

Remédio para cristais em gatos

O cristal mais comum encontrado na urina de um gato é o estruvita. Os cristais de estruvita se formam quando o pH da urina está muito alto -- 7 ou acima -- de acordo com a British Veterinary Association.

Diminuir o pH da urina do seu gato dissolve esses cristais. O tratamento inclui alimentação sem grãos, aumento no consumo de água, controle de estresse do animal e suplementação da dieta com extrato de oxicoco.

O extrato de oxicoco é utilizado para tratar cristais na urina de gatos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Acidificar a urina

A maioria dos alimentos comerciais para animais contém altas concentrações de carboidratos, que aumentam a alcalinidade (pH) da urina do seu gato, proporcionando o ambiente mais adequado para a formação dos cristais estruvitas.

Use alimentos enlatados ricos em proteínas e gorduras animais e com baixo teor de carboidratos, diz a médica veterinária Deborah Greco, uma chefe de pesquisa no Animal Medical Center em New York. Leia as embalagens. Opte por alimentos úmidos que contenham ingredientes de qualidade humana. Os subprodutos de carne, partes renderizadas de bovinos e suínos, não suprem a necessidade de carnes musculares dos gatos com cristais estruvitas para acidificar a urina.

Eliminar cinzas e magnésio da dieta

Alimentos para gatos com baixo teor de cinzas e magnésio, os minerais que contribuem para a formação de cristais estruvitas, devem fazer parte da mudança dietética do animal com uma advertência: se o alimento contiver grãos, evite-o. Trigo, milho e arroz, por exemplo, são muito ricos em carboidratos para gatos, e produzem urina alcalina — a causa principal dos cristais de estruvita. Os grãos sobrecarregam os rins dos felinos, predispondo seu gato a um trato urinário insalubre e a cristais estruvitas.

Aumente o consumo de água

Mantenha a alimentação seca ao mínimo possível ou remova por completo da dieta do seu gato. Esse tipo de alimento desidrata o animal. Um gato com cristais de estruvita precisa de hidratação para ajudar a diluir a urina e expelir os cristais antes que eles possam potencialmente obstruir a uretra e criar uma situação fatal, de acordo com o website peteducation.com. A água é essencial para a saúde do seu gato, exigindo alimentos que contenham 65% a 75% do líquido. Os alimentos secos contêm apenas 10%, enquanto os enlatados possuem uma média de 78%, de acordo com o website catnutrition.org.

Suplementar a dieta com comprimidos de extrato de oxicoco

Fazer mudanças na dieta do seu gato é a estratégia preferida para tratar os cristais de estruvita; porém, essas mudanças devem ser feitas lentamente para minimizar o estresse. Isso acrescenta tempo à recuperação do seu gato. O extrato de oxicoco em comprimidos acidifica a urina e dissolve os cristais de estruvita dentro de 24 horas, de acordo com o médico veterinário Wendell O. Belfield. "Para um gato de tamanho comum, use um comprimido de 250 mg duas vezes ao dia, por cinco dias", aconselha Belfield. Ele acrescenta: "Uma dieta rica em proteínas de boa qualidade em combinação com o extrato funciona de maneira excelente".

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article