A remoção de raízes em esgotos utilizando herbicidas

Escrito por sally raspin | Traduzido por luana ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A remoção de raízes em esgotos utilizando herbicidas
Raízes de árvores podem percorrer grandes distâncias em busca de água (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Raízes de árvores são grandes problemas para donos de casas quando elas invadem as linhas de esgoto. Cortar a árvore ou arbusto responsável pode não matar as raízes, as quais podem bloquear o encanamento por muito tempo após a derrubada da árvore se não forem removidas. Diversos métodos são utilizados para controlar ou remover raízes de árvores, tanto químicos quanto métodos mecânicos. Os métodos químicos incluem uma variedade de herbicidas que funcionam com o contato ou de forma sistemática.

Outras pessoas estão lendo

Raízes

O encanamento do esgoto é um ambiente perfeito para as raízes de árvores e arbustos, principalmente em áreas de concreto, solo pobre e pouca umidade. Em Colorado, uma raiz que invadiu um cano de água percorreu 760 m desde a árvore para alcançá-lo, de acordo com University of California Statewide Integrated Pest Management Project. O manto das raízes são finos, semelhantes a pelos que invadem a partir de cima e se penduram como uma cortina. Esse tipo é encontrado em canos com fluxo constante de água, capturando os nutrientes da água enquanto ela passa. As raízes de cauda crescem ao longo do encanamento, ficando com uma aparência de rabo de cavalo que passam pelos canos e são encontradas nos que possuem fluxos baixos ou intermitentes. Essas raízes podem viajar por 6 m ao longo do cano.

A remoção de raízes em esgotos utilizando herbicidas
As raízes percorrem grandes distâncias procurando água (Jen Siska/Lifesize/Getty Images)

Herbicidas e produtos químicos

Herbicidas sistêmicos viajam através da planta, matando ela e a raiz, e podem ser uma solução eficiente para os esgotos bloqueados por raízes se o objetivo for matar a árvore causadora do problema. Herbicidas de contato matam apenas as partes das plantas que eles tocam, matando as raízes e deixando a árvore intacta. Os meta-sódio e diclobenil são utilizados em esgotos por 30 anos. O primeiro composto se decompõe em um gás que, então, mata as raízes. Inicialmente utilizado em spray, atualmente ele é aplicado na forma de espuma. Outros produtos químicos utilizados incluem 2.4-D, 2,4,5,T, bensulide, dinoseb, endothal, paraquat, trifluralin, sulfato de cobre e chlorthiamid. O hidróxido de sódio liquidifica materiais gordurosos que bloqueiam o cano e normalmente são utilizados com dichlorobenzonitrile, um agente de controle de crescimento que mata as raízes e previne seu renascimento. O Glufosinato demonstrou ser eficiente para matar as raízes sem prejudicar a árvore.

Tratamentos não químicos

Quando as raízes da árvore encontram um caminho para o cano do esgoto, deve existir uma massa de material apoiada atrás delas que dificulta o acesso dos produtos químicos até as raízes. Os herbicidas também podem não ser a solução ideal quando existem considerações ambientais relevantes, tais como a proximidade de uma estação de tratamento de água ou espécies em risco de extinção nas vizinhanças. A remoção mecânica pode precisar ser considerada. Máquinas de perfuração ou rodders giram lâminas helicoidais de corte, seja por força de máquinas ou manualmente. Máquinas de jato de água (Jetters) utilizam a força da água e guinchos para puxar escovas, baldes ou raspadores desenvolvidos para grandes canos. Os métodos mecânicos produzem resultados imediatos, mas podem estimular novamente o ressurgimento das partes afetadas, já que as raízes danificadas podem produzir um hormônio de crescimento.

Opções

Ácido, sódio e hidróxido de potássio, ácido sulfúrico e sulfâmico, normalmente, são eficientes no controle das raízes. Tecido encharcado de trifluralina, borracha e pelotas algumas vezes são aplicados quando se instalam novos canos como medida preventiva, matando qualquer raiz que entre por ele. Consulte as autoridades locais para determinar que tipos de produtos químicos são permitidos e quais considerações com o meio ambiente são necessárias, antes de utilizar herbicidas para matar as raízes das árvores.

A remoção de raízes em esgotos utilizando herbicidas
Guinchos são utilizados em grandes canos de esgotos para remover raízes de árvores (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível