×
Loading ...

Como remover cola adesiva de um móvel de madeira

Atualizado em 21 novembro, 2016

Não há nada pior do que comprar um móvel novo e descobrir que o fabricante colocou um adesivo sobre a pintura de madeira; pior ainda quando essa área do mobiliário é notada facilmente. Remover o adesivo manualmente quase sempre resulta em um rastro de cola. É possível, sim, remover essa cola, mas você deve tomar cuidado ao escolher o produto que vai usar para não prejudicar o acabamento da peça.

Instruções

Remover cola adesiva de um móvel é uma tarefa que exige paciência (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Aqueça a cola adesiva com um secador de cabelo na potência máxima e, com o auxílio de uma espátula plástica, raspe o máximo de cola possível. Mantenha a espátula em um ângulo agudo enquanto estiver raspando, assim você evitará arranhar a mobília. O secador de cabelo vai amolecer o adesivo, de modo que ele fique mais maleável.

    Loading...
  2. Esfregue um pouco de aguarrás em uma área pouco visível do móvel. Espere cinco minutos e passe um pano limpo sobre o local para verificar se o acabamento foi afetado; isso vai impedir que você remova o acabamento da peça acidentalmente.

  3. Umedeça um pano com aguarrás e esfregue-o sobre o resíduo, então parte da cola vai sair imediatamente. Aplique um pouco mais de aguarrás no adesivo remanescente e deixe-o secar por cerca de cinco a dez minutos. Molhe o pano novamente, removendo o restante do resíduo.

Loading...

Dicas

  • Os removedores de adesivos próprios podem ser encontrados em lojas especializadas.
  • A aguarrás não dissolverá laca ou superfícies revestidas com poliuretano.

Aviso

  • Não use diluente em superfícies pintadas ou coradas. Isso irá remover a cola e também o acabamento.

O que você precisa

  • Secador de cabelos
  • Espátula de plástico
  • Pano macio
  • Aguarrás

Referências

Loading ...
Loading ...