Como remover contrabaixo de músicas

Escrito por joanne cichetti | Traduzido por lean pereira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como remover contrabaixo de músicas
Pratique o seu próprio som de contrbaixo (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Músicos amadores frequentemente consideram útil praticar contrabaixo sobre uma música já existente. Entretanto, não se pode realmente "praticar" contrabaixo dessa forma, a menos que se remova o instrumento original de uma faixa específica. Há diversos aplicativos para reduzir ou remover completamente o instrumento. O "GoldWave" e o "Audacity" são dois aplicativos gratuitos para download. O "Adobe Audition", por outro lado, é um programa pago.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Usando o GoldWave

  1. 1

    Baixe e instale o GoldWave pelo link disponível na seção "Recursos". Ele é um programa usado para reduzir o volume e o grave em uma música.

  2. 2

    Execute o aplicativo após a instalação.

  3. 3

    Clique no botão "Open" (abrir) e localize a música de que deseja remover o baixo. Enquanto a abre, note as barras verdes e vermelhas na janela, tocando o topo da seção. O seu objetivo será reduzir essas barras, para remover o contrabaixo.

  4. 4

    Clique no botão "Effects" (efeitos).

  5. 5

    Vá até "Filter" (filtros) e clique em "Equalizer" (equalizar). Neste ponto, há uma barra "Master dB" com extremidades positivas e negativas.

  6. 6

    Mova a barra deslizante em direção à extremidade negativa, para reduzir o contrabaixo. Você deverá pré-visualizar o arquivo de áudio a cada vez que realizar um ajuste, clicando no botão "Play". Veja se há ainda algum traço do contrabaixo. Se houver, mova a barra mais para a esquerda.

  7. 7

    Clique em "OK" quando tiver terminado. Você agora verá as linhas verdes e vermelhas diminuírem.

    Usando o Audacity

  1. 1

    Baixe e instale o Audacity, um programa de código aberto para edição de áudio. Execute o programa após instalá-lo.

  2. 2

    Clique em "File" (arquivo) e "Open" (abrir); localize a música de que deseja remover o contrabaixo.

  3. 3

    Vá até o menu "Effect" (efeito). Selecione "Equalization" (equalização). Haverá uma caixa de equalização na janela, utilizada para desenhar uma curva de redução do contrabaixo. Experimente ajustes nessa curva, para removê-lo completamente. Essencialmente, o instrumento deverá ser a parte grave no início e gradualmente chegar à linha "0 dB", no centro. Depois, deverá permanecer na linha "0 dB".

    Usando o Adobe Audition

  1. 1

    Baixe e instale o Adobe Audition, um software de produção de áudio profissional. Compre-o por aproximadamente R$ 679,00 (em 2013). Execute o aplicativo após instalá-lo.

  2. 2

    Clique em "File" (arquivo) e "Open" (abrir) e localize a música de que deseja remover o contrabaixo.

  3. 3

    Clique em "Effects" (efeitos), "Filters" (filtros) e selecione "Center Channel Extractor" (canal central de extração). Se observar o contrabaixo localizado no centro perfeito do gráfico, ajuste-o para "center" (centro), em "Get audio phased at" (retirar esta seção). Ajuste o "Frequency range" (ganho de frequência) para "Bass" (contrabaixo).

  4. 4

    Selecione "Custom" (personalizar) e ajuste a curva do gráfico, para isolar a frequência do contrabaixo.

  5. 5

    Vá até "Center Channel Level" (canal central de volume). Nesse ponto, deslize a barra do controle em direção negativa, para remover a frequência selecionada (contrabaixo). Ao negativar a barra, o aplicativo removerá todas as frequências, exceto a isolada do passo anterior.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível