Mais
×

Como remover contrabaixo de músicas

Atualizado em 23 março, 2017

Músicos amadores frequentemente consideram útil praticar contrabaixo sobre uma música já existente. Entretanto, não se pode realmente "praticar" contrabaixo dessa forma, a menos que se remova o instrumento original de uma faixa específica. Há diversos aplicativos para reduzir ou remover completamente o instrumento. O "GoldWave" e o "Audacity" são dois aplicativos gratuitos para download. O "Adobe Audition", por outro lado, é um programa pago.

Instruções

Pratique o seu próprio som de contrbaixo (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

    Usando o GoldWave

  1. Baixe e instale o GoldWave pelo link disponível na seção "Recursos". Ele é um programa usado para reduzir o volume e o grave em uma música.

  2. Execute o aplicativo após a instalação.

  3. Clique no botão "Open" (abrir) e localize a música de que deseja remover o baixo. Enquanto a abre, note as barras verdes e vermelhas na janela, tocando o topo da seção. O seu objetivo será reduzir essas barras, para remover o contrabaixo.

  4. Clique no botão "Effects" (efeitos).

  5. Vá até "Filter" (filtros) e clique em "Equalizer" (equalizar). Neste ponto, há uma barra "Master dB" com extremidades positivas e negativas.

  6. Mova a barra deslizante em direção à extremidade negativa, para reduzir o contrabaixo. Você deverá pré-visualizar o arquivo de áudio a cada vez que realizar um ajuste, clicando no botão "Play". Veja se há ainda algum traço do contrabaixo. Se houver, mova a barra mais para a esquerda.

  7. Clique em "OK" quando tiver terminado. Você agora verá as linhas verdes e vermelhas diminuírem.

    Usando o Audacity

  1. Baixe e instale o Audacity, um programa de código aberto para edição de áudio. Execute o programa após instalá-lo.

  2. Clique em "File" (arquivo) e "Open" (abrir); localize a música de que deseja remover o contrabaixo.

  3. Vá até o menu "Effect" (efeito). Selecione "Equalization" (equalização). Haverá uma caixa de equalização na janela, utilizada para desenhar uma curva de redução do contrabaixo. Experimente ajustes nessa curva, para removê-lo completamente. Essencialmente, o instrumento deverá ser a parte grave no início e gradualmente chegar à linha "0 dB", no centro. Depois, deverá permanecer na linha "0 dB".

    Usando o Adobe Audition

  1. Baixe e instale o Adobe Audition, um software de produção de áudio profissional. Compre-o por aproximadamente R$ 679,00 (em 2013). Execute o aplicativo após instalá-lo.

  2. Clique em "File" (arquivo) e "Open" (abrir) e localize a música de que deseja remover o contrabaixo.

  3. Clique em "Effects" (efeitos), "Filters" (filtros) e selecione "Center Channel Extractor" (canal central de extração). Se observar o contrabaixo localizado no centro perfeito do gráfico, ajuste-o para "center" (centro), em "Get audio phased at" (retirar esta seção). Ajuste o "Frequency range" (ganho de frequência) para "Bass" (contrabaixo).

  4. Selecione "Custom" (personalizar) e ajuste a curva do gráfico, para isolar a frequência do contrabaixo.

  5. Vá até "Center Channel Level" (canal central de volume). Nesse ponto, deslize a barra do controle em direção negativa, para remover a frequência selecionada (contrabaixo). Ao negativar a barra, o aplicativo removerá todas as frequências, exceto a isolada do passo anterior.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article