×
Loading ...

Como remover crostas de comida queimada das panelas

Os acidentes culinários geralmente resultam em mais do que apenas uma refeição arruinada, pois também podem danificar suas panelas. A comida, o óleo e o açúcar queimados são difíceis de serem limpos e, se a crosta não for removida rapidamente, poderá ficar grudada na panela permanentemente. Em vez de apenas colocar as panelas no lava-louças e esperar pelo melhor, siga alguns passos para se certificar de que as panelas de alumínio, aço inoxidável e de cerâmica não serão arruinadas. Poderá ser necessário jogar fora as panelas antiaderentes se o revestimento estiver comprometido pela camada queimada.

Instruções

Limpe panelas com crostas queimadas imediatamente para evitar danos permanentes (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Encha a pia com água morna e um jato de detergente. Coloque as panelas na água de sabão e deixe-as de molho por pelo menos uma hora. Às vezes, esse processo é suficiente para soltar as partículas de comida e remover a crosta queimada das panelas.

    Loading...
  2. Se necessário, ferva água e um respingo de vinagre branco nas panelas para soltar ainda mais as crostas. Remova as panelas do fogo e deixe-as esfriar antes de enxaguá-las.

  3. Esfregue-as com uma esponja. Se forem de cerâmica, não esfregue com muita força. Se forem de alumínio ou aço inoxidável, aplique bastante força.

  4. Misture uma quantidade suficiente de bicarbonato de sódio com água para criar uma pasta dentro das panelas. Use a esponja abrasiva para passar essa mistura na crosta queimada. O bicarbonato de sódio é um abrasivo leve que desintegrará a crosta. Se enxaguar as panelas durante esse passo, faça uma nova pasta até tudo ser removido.

Loading...

Dicas

  • Para as panelas de alumínio e aço inoxidável, o polidor de prata Silvo pode ser usado se o bicarbonato não surtir efeito. Ele contém um abrasivo mais forte que pode ajudar a eliminar o restante da camada. Aplique-o e deixe secar completamente. Em seguida, retire a camada com a esponja.

Aviso

  • Não utilize utensílios de metal ou esponjas de lã de aço para limpar as panelas, pois isso arranhará o acabamento.

O que você precisa

  • Detergente
  • Vinagre branco
  • Esponja abrasiva
  • Bicarbonato de sódio

Referências

Loading ...
Loading ...