×
Loading ...

Como remover ferrugem de uma máquina de escrever Underwood

Atualizado em 17 abril, 2017

Se você encontrou a sua máquina de escrever Underwood em um canto escondido do seu sótão, porão ou em uma loja de antiguidades, é provável que ela precise de uma limpeza completa, por conta da sua idade. A ferrugem é algo particularmente "teimoso" e difícil de remover. Além de não ser nem um pouco atraente, ela pode interferir no funcionamento de uma máquina de escrever, fazendo com que as teclas fiquem presas, tornando a máquina impossível de usar. Felizmente, você pode eliminar a ferrugem de sua máquina de escrever com alguns produtos-chave e alguns métodos de limpeza.

Instruções

A ferrugem em máquinas de escrever pode fazer com que as teclas travem e causar outros problemas funcionais (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Compre um polidor de alumínio e esfregue-o em sua máquina Underwood com um pano. Seja gentil com as partes frágeis da máquina de escrever, pois você não deseja quebrar nenhuma tecla.

    Loading...
  2. Esfregue a ferrugem com uma lixa superfina e fazendo movimentos suaves. Se a lixa não funcionar, tente a palha de aço, como recomenda o professor de filosofia e colecionador de máquinas de escrever Richard Polt, da Xavier University, em sua página "The Classic Typewriter Page".

  3. Tente uma borracha elétrica para se livrar da ferrugem menor. A ponta da borracha elétrica afasta a ferrugem e pode ser usada em outros projetos mais tarde. Polt recomenda as borrachas cinzas para trabalhos mais pesados.

  4. Raspe as ferrugens mais difíceis com uma furadeira elétrica em miniatura. Use óculos de segurança e faça os movimentos de forma lenta, com um toque suave.

  5. Experimente o removedor químico, (disponível em algumas lojas de materiais domésticos) se você souber como limpar sua máquina de escrever sem danificar a pintura. Mergulhe as peças enferrujadas da máquina em uma tigela com o removedor por 30 minutos. A ferrugem deve desaparecer.

  6. Limpe as peças enferrujadas com um pano umedecido com óleo, como sugere R. M. Kasten em seu artigo "Primeiros Socorros para máquinas de escrever" ou ""First Aid for Typewriters", de 1941. Isso ajudará a prevenir o acúmulo de ferrugem novamente no futuro.

Loading...

O que você precisa

  • Polidor de alumínio
  • Lixa ou palha de aço superfinas
  • Borracha elétrica
  • Furadeira em miniatura
  • Removedor químico de ferrugem

Referências

Loading ...
Loading ...