Mais
×

Como remover manchas de gordura queimadas de uma assadeira antiaderente

Atualizado em 17 abril, 2017

As assadeiras são instrumentos de cozinha feitos para o forno, utilizadas para assar biscoitos, bolachas e legumes, bem como isolar outras panelas e impedir que transbordem. Com um uso regular, mesmo sendo limpas, as assadeiras tendem a acumular manchas de gordura, as quais são assadas e ficam grudadas devido às repetidas idas ao forno. Esse instrumento vem em aço inoxidável e variedades antiaderentes, mas o processo de limpeza é praticamente o mesmo.

Instruções

Instrumentos de cozinha antiaderentes são utilizados por muitas pessoas para evitar o excesso de manteiga ou óleo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Mergulhe a assadeira em vinagre branco puro, de preferência em uma tina plástica ou metálica para não ocupar a pia. Visto que será necessário utilizar uma grande quantidade de vinagre, haverá um excesso e você também poderá colocar outros utensílios da cozinha, como panelas com manchas resistentes. Deixe-as de molho por cerca de 2 horas.

  2. Retire a assadeira do vinagre, mas não seque-a. Revista a superfície com fermento em pó, que deverá começar a reagir imediatamente e formar uma pasta efervescente. Esfregue-a com uma escova segura para o uso em instrumentos antiaderentes até a mancha começar a sair. Não utilize lã de aço para esse procedimento.

  3. Enxágue a assadeira na pia com água fria e seque-a com um pano de prato seco. Se as manchas estiverem piores do que o esperado, talvez seja necessário colocá-la de molho novamente por mais tempo.

O que você precisa

  • Vinagre branco puro
  • Fermento em pó
  • Tina
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article